Dado Dolabella diz que Copa de 94 foi inesquecível: "meu pai estava vivo"

Carla Neves

Do UOL, no Rio

  • Manuela Scarpa/Photo Rio News

    Para o ator, Brasil não era favorito, mas cresceu dentro da competição

    Para o ator, Brasil não era favorito, mas cresceu dentro da competição

Dado Dolabella tinha 14 anos na Copa do Mundo de 1994. Mas o ator lembra com detalhes do mundial sediado nos Estados Unidos. "O Brasil não ganhava há muitos anos, ninguém acreditava que ele era favorito no começo. Conseguimos a classificação sofrida no último segundo", contou, acrescentando que a competição também foi inesquecível porque ele assistiu ao lado do pai, o ator Carlos Eduardo Dolabella, que morreu em 2003.

"Meu pai estava vivo. Assisti aos jogos na casa dele. Era adolescente, tinha toda aquela magia da adolescência... Estava vendo um mundial pela primeira vez. Naquela época as ruas ficavam muito mais decoradas do que hoje", afirmou.

O ator contou que ficou muito feliz no dia da final, quando o Brasil conquistou o tetracampeonato. "Principalmente porque a gente não era favorito, a gente foi crescendo dentro da competição", destacou.

Divulgação
Dado com os pais, Carlos Eduardo Dolabella, e Pepita Rodrigues

Aos 33 anos, Dado contou que continua apaixonado pela Copa. Flamenguista, ele definiu o mundial como "o maior espetáculo da Terra". "Brasileiro é viciado em futebol desde sempre. É fascinante ver os jogos", contou.

Questionado se o Brasil vai vencer a Copa, ele disse confiar muito no talento dos jogadores brasileiros. "Eles são os mais habilidosos. O Neymar dá um banho no Messi e no Cristiano Ronaldo", opinou.

Apesar de "botar fé" na seleção brasileira, Dado afirmou que o técnico Luiz Felipe Scolari deveria ouvir mais os conselhos do povo. "O Felipão é cabeça dura. Se ele ouvir mais a galera, a seleção vai mais longe ainda. Se ficar nessa retranca, é capaz de metade da população morrer de ataque do coração. A gente precisa fazer gol", argumentou.

Dado disse que não tem nenhuma superstição ou mania na hora de assistir aos jogos. "Gosto de assistir com pessoas positivas, com quem quer que o Brasil ganhe. A energia positiva é mais importante do que qualquer objeto. Minha fé é na energia gerada por nós", contou.

Copa da Minha Vida
  • Dado Dolabella
  • 33 anos
  • Copa: É "o maior espetáculo da Terra"
  • Momento feliz: Lembranças da Copa na adolescência e ruas decoradas
  • Momento triste: Perdeu o pai, Carlos Eduardo Dolabella, em 2003

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos