Pessoa que vazou fotos de famosas diz que não é hacker, "só colecionador"

Do UOL, em São Paulo

A pessoa que seria responsável pela divulgação de fotos íntimas da atriz Jennifer Lawrence e de mais 100 famosas – incluindo Rihanna, Selena Gomez, Kate Upton e Kirsten Dunst – disse que não é "um hacker, só um colecionador". Este foi o primeiro pronunciamento do suposto divulgador das imagens desde que o caso veio à tona.

De acordo com o tabloide britânico Daily Mirror, o usuário fez um post no 4chan – fórum no qual as imagens foram compartilhadas – comentando o caso e dizendo que negociações em dinheiro foram feitas em torno das imagens. Apesar de o fórum ser anônimo, é possível saber que a pessoa é a mesma que divulgou as fotos por causa do ID (número de identificação do usuário) que aparece no site.

"Eu não peguei o dinheiro e fugi", escreveu o internauta. "As coisas ficaram estranhas quando comecei a postar amostras. As pessoas queriam tudo de graça. Eu ganhei US$ 120 na minha conta de bitcoins, mas quando você pensa em quanto tempo foi empregado em adquirir este material (eu não sou o hacker, só um colecionador), e o dinheiro (eu paguei muito via bitcoin para conseguir certas coleções quando elas começaram a ser comercializadas em particular na sexta e no sábado), eu realmente não cheguei nem perto do que estava esperando."

Bitcoin é uma moeda digital que não é regulada por nenhuma autoridade monetária. Ela possibilita transações anônimas e, por isso, pode trazer dificuldades no rastreamento de quem a usa para fins ilegais.

Caso a versão do usuário seja a verdadeira, a polícia terá que investigar não só a identidade dele, por ter divulgado as fotos, como também a do verdadeiro hacker que conseguiu as imagens de maneira ilegal.

Reprodução/Daily Mirror
Post anônimo feito pela pessoa supostamente responsável pelo vazamento de fotos íntimas de Jennifer Lawrence e de outras famosas

Entenda o caso

Uma série de fotos íntimas da atriz Jennifer Lawrence e de outras famosas foram publicadas na internet no domingo. As imagens começaram a ser divulgadas após o acesso ilegal a contas de armazenamento de dados na nuvem iCloud, segundo o site Mashable e o Buzzfeed. 101 famosas teriam sido afetadas, de acordo com uma lista postada online.

Segundo informações da revista "Variety", um representante de Lawrence confirmou a autenticidade das imagens e emitiu um comunicado chamando a divulgação das mesmas de "uma flagrante violação de privacidade". "As autoridades foram acionadas e vão processar qualquer um que publicar as fotos roubadas de Jennifer Lawrence", afirmou.

"É tão estranho e duro como as pessoas tiram a sua privacidade", disse Lawrence no Twitter. 

A atriz Mary Elizabeth Winstead (de "Scott Pilgrim Contra o Mundo"), outra celebridade que teve fotos pessoais vazadas, pronunciou-se sobre o caso no Twitter. "A todos vocês que estão olhando as fotos que tirei com o meu marido anos atrás, na privacidade da minha casa, espero que vocês se sintam ótimos. Sabendo que essas fotos foram deletadas há muito tempo, eu imagino o esforço assustador empregado nisso. Sentindo muito por todas que foram hackeadas", escreveu.

A modelo Kate Upton também se pronunciou, por meio de seu advogado. "Essa é obviamente uma violação absurda da privacidade da nossa cliente, Kate Upton. Nós pretendemos ir atrás de qualquer um disseminando ou duplicando essas imagens obtidas de forma ilegal", afirmou Lawrence Shire à revista "Us Weekly".

Nem todas as fotos, porém, tiveram a autenticidade confirmada. A atriz Victoria Justice, da série "Victorious", negou que suas imagens fossem reais. ''Essas supostas fotos de mim nua são falsas", escreveu no Twitter.