Carlos Villagrán, o Quico de "Chaves", negocia candidatura no México

Do UOL, em São Paulo

  • Manuela Scarpa/Photo Rio News

    Carlos Villagrán comemora 40 anos de seu personagem, o menino mimado Quico, em show em São Paulo, em outubro de 2014

    Carlos Villagrán comemora 40 anos de seu personagem, o menino mimado Quico, em show em São Paulo, em outubro de 2014

O ator Carlos Villagrán, que interpreta o personagem Quico da série "Chaves", pode entrar para a política no México. A informação foi publicada pelos jornais locais "El Universal" e "Milenio" nesta segunda-feira (26).

Segundo a imprensa mexicana, o ator de 71 anos está em negociação com o Partido Encuentro Social (PES). O objetivo é lançá-lo como candidato a "algum cargo eletivo" em Querétaro, localizado na região central do país. A decisão deve sair nos próximo dias, após a realização de "um processo interno democrático".

As eleições em Querétaro estão marcadas para o dia 7 de junho, e a população irá eleger governador, 30 deputados e 18 prefeitos.

O Partido Encuentro Social foi fundado em 2001, mas registrado somente em 2014 no Instituto Nacional Eleitoral (uma espécie de TSE, no Brasil). Possui atualmente cerca de 308 mil filiados registrados. Ainda "nanico", o PES está bem distante das duas siglas de maior expressão no México: o Partido Acción Nacional (PAN) e o Partido Revolucionário Institucional (PRI) -- do atual presidente Enrique Peña Nieto.

Se confirmado, Villagrán poderá seguir os passos do companheiro Roberto Gómez Bolaños, criador de "Chaves" e "Chapolin", falecido aos 85 anos em novembro de 2014. Bolaños nunca se candidatou a cargo político, mas foi influente no mundo da política local: conservador, atuou como militante do PAN, defendeu publicamente a candidatura dos ex-presidentes Vicente Fox e Felipe Calderón, e foi opositor à legalização do aborto e do casamento gay.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos