Com um milhão de seguidores, brasileiro de 17 anos faz sucesso no Vine

Beatriz Amendola
Do UOL, em São Paulo
Reprodução/Instagram/lucasranngel
Lucas Rangel já tem 1 milhão de seguidores no Vine

Com apenas 17 anos, o mineiro Lucas Rangel já se tornou celebridade. Mas ele não ganhou fama nas novelas ou nos palcos: o adolescente foi revelado no Vine, rede social para compartilhamento de vídeos de até seis segundos, e já acumula mais de 1 milhão de seguidores, além de contratos publicitários com grandes marcas.

No Vine desde novembro de 2013, Lucas começou fazendo vídeos de brincadeira com seus amigos, mas viu as coisas aumentarem de proporção quando seus vines passaram a ser compartilhados no boca-a-boca por amigos de amigos – e assim por diante. "Foi em um período de um mês e meio que mudou tudo. Primeiro contato que fui ter de fã foi em um voo de volta de Miami pra cá. Minha reação foi totalmente vergonhosa. Eu não sabia nem reagir com uma pessoa falando que gosta dos meus vídeos. A partir daí, começou a galera a parar em rua, fui ganhando seguidores em todas as redes sociais e foi essa loucura", contou Lucas em entrevista ao UOL.

Os vídeos de Lucas retratam com humor leve situações que fazem parte do cotidiano de qualquer adolescente: as implicâncias da mãe, as exigências dos professores, os momentos engraçados com os amigos. E o viner realmente se inspira na vida real para criar suas cenas e seus personagens. "O lance do vine é você fazer situações mesmo para a galera se identificar. Se você fala de uma situação com a qual todo mundo se identifica, é muito legal! Como é um tempo curto, a pessoa entra no aplicativo e quer rir. É um aplicativo para você entrar e olhar rápido, se estiver sem tempo; e se você estiver com tempo, você passa a noite assistindo".

O tempo de seis segundos, aliás, é o principal desafio da rede. "Eu nunca faço um roteiro escrito. Porque quando você escreve no papel a fala, você imagina um tempo que não encaixa em seis segundos, então é muito frustrante quando você vai montar e não cabe. Então hoje eu pego a ideia e construo em cima dela filmando já. Esse lance de seis segundos é realmente um desafio", disse Lucas.

Muito assediado, Lucas já teve de ser retirado de um shopping por seguranças devido à aglomeração causada por fãs - e viu os 2.100 ingressos para um evento comemorativo da marca do 1 milhão de seguidores se esgotarem em três minutos. Mesmo assim, ele faz questão de dar atenção a todos os fãs. "Acho muito legal essa coisa de encontrar com fã, porque eu mesmo sou fã de muita gente. Você encontrar o ídolo é uma coisa que não tem palavras, é um momento que nada substitui. Então sempre que o pessoal me para na rua eu tiro foto, paro e dou atenção, mesmo que tenha que ser megarrápido", fala o rapaz.

E o assédio também parte de grandes marcas como Disney e Coca-Cola. Sem revelar valores, Lucas confirma que tem várias ações e campanhas publicitárias fechadas, mas toma cuidado para não sobrecarregar seu perfil com muitas propagandas – o que poderia espantar muitos seguidores. "Eu estou cheio de campanhas, mas a gente tem uma preocupação muito grande de não sobrecarregar nenhuma conta das redes sociais com propaganda. Eu sou adolescente e sei o que é você entrar no perfil e ver só propaganda. Às vezes, a pessoa para de seguir, ou reclama. Você tentar dar um período de distância [entre as propagandas], ou intercala. A gente [adolescente] só quer ver o conteúdo, a gente pensa 'não tem isso de dinheiro'", explicou o viner, que depois acrescentou: "Tem que fazer de um jeito que a marca esteja em parceria, não comprando o influenciador".

Interessado pelo meio, Lucas planeja começar a cursar uma faculdade de publicidade e propaganda no meio do ano, em São Paulo ou no Rio de Janeiro. "Ficaria difícil mesmo de conciliar no início do ano. Quero acostumar e programar horários para encaixar a faculdade nisso. No período da escola, foi muito confuso. Eu tinha que ficar três dias fora. De cinco dias, ficar três fora é um absurdo, perdia aula demais".

Veja abaixo alguns dos vines mais vistos de Lucas:

 

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