"A Cientologia é uma organização potencialmente perigosa", diz especialista

Piya Sinha-Roy

  • Brainpix

    Após pedir o divórcio para Tom Cruise, Katie Holmes é flagrada sem aliança (2/7/12)

    Após pedir o divórcio para Tom Cruise, Katie Holmes é flagrada sem aliança (2/7/12)

A atriz Katie Holmes enfrentará dois rivais poderosos na disputa judicial pela custódia total da sua filha Suri, de 6 anos. Além de precisar encarar o ex-marido Tom Cruise, terá também a Cientologia, religião que ele segue, como adversária, de acordo com especialistas.

Entenda a Cientologia

Cientologia é uma seita religiosa criada pelo escritor Ron Hubbard, que nos anos 1950 lançou o livro "Dianética - A Ciência Moderna da Saúde Mental", uma obra que mistura ficção científica e auto-ajuda e é considerada a "escritura sagrada" da seita. O fundamento da cientologia é bastante controverso. Há 75 milhões de ano, um imperador galático, chamado Xenu, decidiu acabar com a superpopulação do Universo trazendo trilhões de prisioneiros até a Terra e acabando com eles com bombas atômicas. As almas desses seres, chamados thetans, ficaram vagando até encarnar nos primeiros Homo sapiens. E esse é o motivo de todos os conflitos e angústias da humanidade. A seita prega que a alma humana é uma entidade imortal e que para atingir a felicidade é preciso apagar todos os "engramas", memórias de experiências negativas acumuladas durante a vida, além de pregar que cada indivíduo pode se tornar seu próprio deus (não há uma divindade superior).

A atriz de 33 anos entrou na semana passada com um repentino pedido de divórcio, encerrando seis anos de casamento com Cruise, que estava na Islândia fazendo um filme e foi apanhado de surpresa pela notícia.

Os representantes do casal não se manifestaram sobre os motivos do rompimento, mas a mídia especula que Suri, entrando em idade escolar, e a Igreja da Cientologia foram os pivôs.

"O interessante é que há três envolvidos nesse caso -- a mãe, o pai e o tão polêmico conceito da Cientologia", disse a advogada especializada em divórcios Lubov Stark, de Nova York.

"A filha está no meio de todo esse divórcio. Ela parece ter sido criada na Cientologia até esta idade, então se o juiz der a custódia a Katie Holmes, ela pode mudar a religião (de Suri)", disse Stark.

A Igreja da Cientologia foi fundada pelo escritor de ficção científica L. Ron Hubbard, e prega que o homem é um ser imortal, cuja experiência vai além de uma só vida. Essa igreja atrai seguidores famosos, como Cruise e John Travolta.

Mas alguns observadores a compararam a um culto. Críticos acham que o grupo coage os seguidores a pensarem como pensam, e acusam os cientologistas de intimidarem as pessoas que tentam sair.

Veja momentos de Tom Cruise e Katie Holmes juntos
Veja momentos de Tom Cruise e Katie Holmes juntos

"A Cientologia é uma organização potencialmente sem segurança, ou mesmo perigosa", disse Rick Ross, especialista em cultos e movimentos polêmicos, de Nova Jersey, que já atuou como testemunha especializada em processos judiciais.

"Tenho recebido repetidas queixas de ex-membros nos últimos anos", disse Ross, para quem a disputa pela custódia de Suri pode depender do interesse de Cruise em lutar pela guarda da menina, e de quanta informação sobre a Cientologia poderá vir à tona -- o que a Igreja pode não considerar do seu interesse.

Representantes da Cientologia não responderam a pedidos da Reuters para comentar o assunto.

Ross disse ser improvável que a religião se envolva diretamente na disputa pela custódia de Suri, pois isso teria repercussão negativa, mas ele acha que alguns integrantes poderão vazar informações que "intimidem ou desacreditem" a mãe.

Além disso, afirmou Stark, o resultado da ação pode diferir muito se ela transcorrer em Nova York, onde Holmes a protocolou, ou na Califórnia, onde Cruise reside. Na Califórnia, há mais chances de o juiz definir uma guarda compartilhada.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos