Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth, volta a ser internado com infecção na bexiga

Michael Holden

De Londres

  • Adrian Dennis/AFP

    Rainha Elizabeth 2ª e o príncipe Philip durante celebrações do Jubileu de Diamante da monarca (2/6/2012)

    Rainha Elizabeth 2ª e o príncipe Philip durante celebrações do Jubileu de Diamante da monarca (2/6/2012)

O príncipe Philip, de 91 anos, marido da rainha Elizabeth, da Grã-Bretanha, foi levado para um hospital na Escócia na quarta-feira (15), após a recorrência de uma infecção na bexiga, informou o Palácio de Buckingham. Esta é a terceira vez que ele é internado em menos de um ano.

Philip, que também é duque de Edimburgo, ficou doente enquanto o casal estava em Balmoral, a residência real escocesa, e foi levado para a Enfermaria Real de Aberdeen, a 60 quilômetros de distância - o que sugere que o problema não é muito grave.

"O duque de Edimburgo apresentou recorrência de uma infecção na bexiga que ele havia tido no verão e foi internado no hospital a fim de que isso seja investigado e tratado", disse um porta-voz do Palácio.

"O príncipe deverá permanecer lá pelos próximos dias."

Apesar das doenças recentes, o duque continuou a fazer aparições públicas, especialmente nos eventos para marcar o aniversário de 60 anos da rainha no trono este ano.

A BBC informou que a última aparição pública dele ocorreu em Cowes, na Ilha de Wight, no sul da Inglaterra, no começo desta semana.

Durante as Olimpíadas de Londres, ele acompanhou a rainha na cerimônia de abertura e ainda se uniu a outros membros da família real para assistir à neta Zara Phillips competir em uma prova do hipismo dos Jogos.

Ele foi internado há dois meses, quando recebeu tratamento para a infecção na bexiga, ofuscando um pouco os quatro dias de comemorações públicas pelo Jubileu de Diamante da rainha, que está com 86 anos.

Ele havia enfrentado o vento e a chuva para assistir a uma flotilha de mil barcos do Rio Tâmisa antes de ficar doente e não conseguiu comparecer a uma missa de Ação de Graças na Catedral de St Paul.

Em dezembro do ano passado, Philip passou por uma cirurgia para liberar uma artéria entupida no coração depois de sentir dores do peito e ficou quatro dias no hospital no Natal.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos