Leilão de pertences da Greta Garbo fatura US$1,6 milhão
-
STR New / Reuters
Greta Garbo
Um leilão de roupas, joias e outros pertences da estrela de cinema Greta Garbo faturou 1,6 milhão de dólares, mais de três vezes a estimativa original, de acordo com a casa de leilões Julien.
Um baú da Louis Vuitton de Garbo, que foi vendido por 37.500 dólares, foi uma das peças mais bem vendidas no leilão com 800 itens, que começou na sexta-feira. Três bonés de couro que ela usou em uma propaganda de automóveis, em 1924, foram vendidos por 15.000 dólares.
Um passaporte norte-americano emitido em 1964, estimado entre 3.000 e 5.000 dólares, foi vendido por 15.000, e um vestido de veludo preto que era estimado em 1.200 dólares foi levado pela maior oferta, de 13.750 dólares.
"Greta Garbo dominou os preços de Marilyn Monroe", afirmou o diretor executivo da casa de leilões de Beverly Hills, Martin Nolan, em comunicado. "Sua beleza, sua extraordinária presença na tela e seu estilo de moda provaram ser atemporais."
Garbo, uma das maiores estrelas e belezas de Hollywood, morreu em Nova York em 1990, aos 84 anos. Ela se aposentou do cinema e da vida pública em 1941.
Todos os itens disponíveis no leilão, incluindo uma cama esculpida com antigos entalhes suecos, fotos, bagagens, documentos, estavam guardados em um depósito antes de a família decidir vendê-los em um leilão, que foi anunciado em agosto.
A atriz sueca recebeu quatro indicações ao Oscar, sua primeira pelo filme "Anna Christie", de 1929, e finalmente recebeu o prêmio honorário da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood por suas inesquecíveis atuações, em 1954.