Faustão levou três anos para fazer Globo perdoar Tom

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL
  • Reprodução/TV Globo

    Fausto Silva insistiu praticamente sozinho em todos os escalões da Globo pelo "perdão" a Tom Cavalcante

    Fausto Silva insistiu praticamente sozinho em todos os escalões da Globo pelo "perdão" a Tom Cavalcante

Como infelizmente é praxe na internet, famosos como Jô Soares, Ana Maria Braga e  Fausto Silva sempre são sacos virtuais de pancada dos chamados "haters" (ou os "odientos", embora uma tradução mais justa, em todos os sentidos, seria "detestáveis"). Faustão, por exemplo, é acusado de chato, insuportável, pentelho, bajulador e por que não morre? O que pouca gente sabe é que ele é uma pessoa das mais generosas.

Que o diga Tom Cavalcante, que no último domingo (21) voltou finalmente a pisar o palco da Globo, após 11 anos de "exílio", como convidado do "Domingão".

Recebido, o humorista fez questão de elogiar o apresentador e agradecê-lo pelo esforço que fez para levá-lo de volta à Globo.

Mas nem todos os agradecimentos de Tom podem traduzir o que Faustão fez de fato para conduzi-lo de volta à emissora.

O apresentador insistiu praticamente sozinho, contra tudo e contra todos, por mais de três anos, em todos os escalões da Globo. Tudo para que a emissora perdoasse Tom e o recontratasse.

Faustão começou a fazer lobby já no início de 2012, semanas depois que Tom deixou a Record. Desde então o apresentador chegou a falar até com Roberto Irineu Marinho, o presidente do grupo Globo.

Curiosamente, não foi a família Marinho que ofereceu mais resistência a um perdão a Tom, mas parte da cúpula artística: a CGP (Central Globo de Produção).

O motivo era um ressentimento generalizado por Tom ter sido "traíra", por ter sido o primeiro astro da casa a romper contrato e se mudar para a Record -- e isso no momento em que a emissora do bispo Macedo iniciava seu plano "a caminho da liderança" (2004), com investimentos milionários e objetivos de ultrapassar a Globo no ibope.

Até então nenhum artista da Globo jamais rescindira contrato assim, argumentavam os "contrários" ao perdão.

Faustão passou anos argumentando que, em todas as esferas da Globo, outros profissionais haviam rejeitado renovações. Citou vários atores e atrizes que também trocaram a Globo pela Record -- e nem por isso haviam sofrido uma "punição eterna".

Pelo contrário. Muitos estavam de volta inclusive ao horário nobre, como protagonistas de novelas.

Tom agora é contratado do Multishow, canal pago da Globosat, onde faz o humorístico "#PartiuShopping".

Mas tudo indica que, em breve, deverá voltar à própria Globo. É só uma questão de tempo. E de mais insistência do generoso Faustão.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos