UOL Entretenimento Celebridades

03/09/2007 - 21h30

Ronaldo Ésper diz que se arrepende de ter dado seu nome ao quadro "Agulhadas" do "Superpop"

da Redação

O estilista Ronaldo Ésper conversou, nesta segunda-feira (3), com os internautas no Bate-papo com Convidados UOL. Entre o esclarecimento do caso de suposto furto num cemitério em São Paulo e críticas à moda nacional, o costureiro contou que se arrepende de ter dado seu nome ao quadro "Agulhadas", exibido no programa "Superpop" da RedeTV.

"As pessoas não entendem que aquilo é um personagem. Apesar disso, não tem nenhum processo contra mim referente às agulhadas. Apenas a Zilu Camargo (mulher do cantor Zezé Di Camargo) tentou me processar, mas a justiça não acatou seu pedido", afirmou.

Quando questionado sobre uma de suas maiores vítimas, Adriane Galisteu, Ésper disse que gosta muito de seu trabalho como apresentadora, além de achá-la bonita e interessante. Contou também que há pouco tempo Galisteu, muito bem-humorada, afirmou que de tanta alfinetada, parece um "regador".

O lançamento de sua revista, os planos de entrar para a vida política e sua rivalidade com o também estilista Clodovil completaram o bate-papo.



Leia a seguir a íntegra do Bate-papo que contou com a participação de 1043 internautas.

(06:06:25) Ronaldo Ésper: Boa noite, é um prazer enorme estar aqui...

(06:03:10) Robaldo: Porque você roubou o cemitério, foi loucura ou para atrair a imprensa?
(06:08:53) Ronaldo Ésper: Robaldo, como todos sabem eu fui absolvido. O que aconteceu foi uma conjunção de coisas que até agora eu não consegui entender. Mas eu acho mesmo que foi uma coisa armada. Um tempo antes eu fui alertado que eu estava sendo seguido. Havia uma pessoa que sabia que eu vou ao cemitério para rezar e levar flores. E quando cheguei ao cemitério eu tirei os vasos de um monturo, um monte de lixo. O próprio administrador falou para o guarda que não era um túmulo, mas um terreno que estava a venda. Resumindo o juiz considerou que o lixo não era de ninguém.

(06:06:25) Jane: Primeiro gostaria de falar que desde o princípio desta história dos vasos no cemiterio eu acreditei em você!! Fui solidária a vc desde o começo!
(06:10:31) Ronaldo Ésper: Jane, muito obrigado. Que sociedade é esta em que nós vivemos que uma pessoa não pode praticar a sua fé? O cemitério é um lugar sagrado para mim, eu sou católico apostólico romano e faço esta devoção como obrigação de um negócio que eu tenho com o meu confessor. E em alguns momentos no tribunal falaram que isto não cola. A minha fé e esta e tem que ser respeitada.

(06:06:55) menino curioso: Um pergunta,sobre as suas agulhas,alguem já foi tirar satisfação sobre elas?
(06:50:14) Ronaldo Ésper: menino curioso, pessoalmente não, já veio e-mail de advogados, mas não há nenhum processo contra mim.
(06:13:44) Ronaldo Ésper: Sobre elegância: A moda é uma coisa acabada. Como eu sou um dos estilistas da velha geração estou preparado para embelezar as mulheres. Na verdade a elegância é uma coisa que desapareceu, só se vê a moda. Isto virou um grande comércio, o que interessa é vender e vender. E inventar coisas a toda hora para poder vender. Nós encontramos gente elegante a todo o momento e na elite há muita gente elegante. Eu não acho que elegância custa dinheiro e tem classe social. Uma vez eu estive em Senegal e me lembro que ao sair do hotel, passando por uma estrada eu via mulheres negras com uma lata d'água na cabeça. Eram verdadeiras rainhas, imaginava elas andando em uma passarela. Aquilo era elegância. Aqui vemos gente que não sabe nem andar. Moda é só roupa. Para mim, moda, elegânca e estilo são coisa só. As pessoas que se destacam são as que têm tudo isso.

(06:10:06) Rick: Olá Ronaldo, boa noite! Após toda essa polêmica, ouvi dizer que a sua relação com o Clodovil se tornou diferente, você o considera um amigo?
(06:14:47) Ronaldo Ésper: Rick, eu já falei várias vezes que eu e o Clodovil há muitos anos temos uma relação de amor e de ódio. Neste episódio do vaso ele me defendeu, mas nós temos um processo contra o outro correndo na justiça. Eu desejo que ele se recupere logo, ainda mais agora que está em cargo importantíssimo.

(06:10:24) Oaxiac Odéz: É verdade que vc ficou com ciúme do fato de o Robaldo Ésperman ter tido menor destaque que o Pior no "Meda" do "Pânico na TV"?
(06:16:02) Ronaldo Ésper: Oaxiac Odéz, eu não tive ciúmes. Primeiro que eu não sou do Pânico, ele que é contratado do Pânico e tem que ser a figura mais valorizada. O que eu reclamei foi que eu fiquei feito bobo, fui a figura que menos falava. Mas no outro domingo quando eu assisti ele estava falando mais.

(06:10:15) menino curioso: Queria saber como você se comportou no ensaio da G Magazine.
(06:16:39) Ronaldo Ésper: menino curioso, eu me comportei muito bem, me orgulho de dizer que sou o único personagem que fez nu artístico no Brasil. Por que de uma forma geral é nu ginecológico... E eu tenho muito orgulho disso.

(06:11:14) Lord Delca Ambot: Quem é, na sua visão, o atual maior nome da moda brasileira e mundial??
(06:17:40) Ronaldo Ésper: Lord Delca Ambot, Jean Frank Ferret que não era tão conhecido e morreu há poucos dias. O maior costureiro do Brasil é o Herchcovitch.

(06:27:04) Geovanna/UOL:

Ronaldo Ésper comenta o caso do suposto furto de vasos no cemitério (crédito: Flavio Florido/UOL)

(06:11:44) Fabio Cohen: Ronald, porque você só investe no ramo de vestido de noivas e etc., pq não espande para uma coleção inteira de moda tanto para homems quanto para mulheres?
(06:18:27) Ronaldo Ésper: Fabio Cohen, eu deveria estar fazendo isso porque não existe mais moda, o que existe é um comércio de moda. Eu tenho uma formação mais artística do que comercial. Se você quiser montar tudo isso é só me procurar que a gente faz.

(06:11:49) camila: Você sairá candidato a vereador nas próximas eleições pelo PTB. Conte alguns de seus projetos.
(06:21:17) Ronaldo Ésper: camila, a minha plataforma toda será muito dirigida às mulheres. Eu sou produto das mulheres e tudo o que eu aprendi foi com as mulheres. A mulher é uma coisa excepcional e maravilhosa. Além de educação e saúde que é a base de tudo, um dos meus projetos seria transformar São Paulo na capital da moda. Fazer uma semana inteira de moda assim como tem em Nova York, Paris, Roma e Milão. Mas não como a moda do SFW, seria uma moda vendável.

(06:12:34) Lord Delca Ambot: Você é um grande crítico do trabalho de Clodovil... o que achou da eleição do mesmo??
(06:22:34) Ronaldo Ésper: Lord Delca Ambot, eu não sou um crítico do trabalho profissional dele. De nossa geração ele é quem desenha melhor, tem o melhor traço e desenho. Eu nunca critiquei isso. Eu sempre critiquei a imagem que ele criou e passou para a cabeça do brasileiro de que o estilismo é viadagem, sou contra isso. Quando ao Clodovil político eu não sei dizer, ele não fez nada até agora.

(06:18:21) Darkcam: Esper, com tantas alfinetadas nas celebridades vc não acaba ficando em situação difícil com eles?
(06:24:26) Ronaldo Ésper: Darkcam, eu estava falando agora a pouco de que eu devo ser muito odiado... Aquele quadro foi criado por mim mesmo. Mas eu nunca deveria ter dado o meu nome. Então ficou um pouco desta pecha. Ultimamente ando meio preocupado com isto. Porque quem me conhece sabe como sou. Mas normalmente nem reparo em como as pessoas estão vestidas.

(06:18:24) karol: Ronaldo, adoro seu quadro, pena q vc eh mal compreendido por algumas pessoas, algumas pessoas estão te processando, como a Zilu de Camargo, eh verdade? pq te processa?
(06:25:55) Ronaldo Ésper: karol, não tem nenhum processo contra a minha pessoa por causa do quadro. A Zilu entrou com um processo que foi recusado pela Justiça. Ela alegava que eu tinha dito que ela tinha micose na unha e o meu advogado achou que um milhão era muito caro por uma micose, rimos muito. E que eu teria dito que o seu marido a traía. Eu apenas disse que ela era uma mulher de pegar touro a unha, isto não quer dizer ele trai a mulher.

(06:18:53) Ricardo-MG: É bom trabalhar na rede TV? A emissora te dá liberdade para execução de seu trabalho ou você recebe orientações para não criticar certos artistas da casa?
(06:26:17) Ronaldo Ésper: Ricardo-MG, eu tenho total liberdade, o programa é feito de manhã na minha casa e com a minha orientação. No palco eu não tenho ponto e nem nada. É tudo improviso.

(06:22:36) Rexmixday: Qual foi a coisa mais chique que você já viu?
(06:27:42) Ronaldo Ésper: Rexmixday, muita coisa pode ser chique. Eu morei três anos na Europa e vi desfiles de quase todos os costureiros, são exposições de uma beleza que poderiam ser consideradas como uma exposição de quadros... No episódio do vaso eu vi manifestações muito chiques...

(06:23:08) LUCIANA GIMENES: se alguma mulher lhe perguntar, frente a frente, se ela está "bem vestida" e vc achar que não... VC FALARIA NA CARA DELA Q ELA ESTÁ ERRADA NO MODO DE VESTIR ??
(06:28:15) Ronaldo Ésper: Luciana Gimenes, errada sim, mas mal vestida eu nunca digo.

(06:23:35) peter nord: Vc conheceu o Denner?? Teve alguma relação profissional com ele? Qual a importância dele para a Moda no Brasil?
(06:29:19) Ronaldo Ésper: peter nord, eu conheci o Denner. Tivemos ateliê na mesma rua. Ele foi uma figura bastante importante e pouco conhecida. Fiquei sabendo que a sua mulher está escrevendo a sua biografia. E relaçaram o livro "Denner - O Luxo" que ele próprio escreveu.

(06:24:39) Mesquita Chupisco: Como ficou aquela sua briga com o Léo Áquila sobre o fato de vc ser ou nao homossexual? Vc o processou?
(06:30:06) Ronaldo Ésper: Mesquita Chupisco, não o processei. Não ia perder tempo processando-o. Ele mesmo foi processado pela vida e perdeu tudo.

(06:24:49) Jessica Jornalista: Ronaldo, voce acha que essa iniciativa dos desfiles exigirem meninas mais "cheinhas" do q as magras é uma boa iniciativa de evitar a Aronexia?
(06:31:32) Ronaldo Ésper: Jessica Jornalista, sim, é um mau exemplo que se dá. É igual as novelas da Globo que exaltam o adultério e coisas piores. Não que eu seja moralista. Ainda acho que vamos ter uma virada na moda pelas informações que eu recebo e coisas que eu vejo. Vamos voltar a moda dos anos 40 e 50 que era a mulher normal. Mulheres que não faziam ginástica e não tinham peitos postiços e viviam maravilhosamente bem...

(06:25:48) Aline: Como se deve vestir uma mulher elegante?
(06:33:50) Ronaldo Ésper: Aline, quanto menos exagerar e menos roupas vestir, menos vai errar. Com um monte de roupas acaba confundindo e misturando tudo. Não estou sugerindo que a moda não precise ter fantasia nenhuma, ela é fantasia. O que é muito importante na moda como conceito e não como valorização são os complementos, como um bom par de sapatos e uma boa bolsa. É preferível pagar mais por uma coisa melhor do que ter um monte de porcaria...

(06:44:54) Geovanna/UOL:

Ronaldo Ésper alfineta a moda nacional. (crédito: Flavio Florido/UOL)

(06:29:05) LUCIANA GIMENES: O que vc acha do quadro do Pânico usar sua imagem? Até que ponto isso é bom ou ruim pra sua pessoa??
(06:34:21) Ronaldo Ésper: Luciana Gimenes, acho maravilhoso, adoro. Sou muito amigo dos meninos do Pânico e se eu não tivesse sucesso não estaria lá.

(06:30:00) Doidona: Você é cleptomaníaco? Se sim, explique. Se não, o que acha que pode levar uma pessoa a cometer determinados furtos?
(06:34:57) Ronaldo Ésper: Doidona, nem cleptamaníaco e nem ladrão, cuidado, você pode ser processada. O que aconteceu foi que eu fui indevidamente preso.

(06:31:12) Mesquita Chupisco: Vc tem alguma discriminação pelas roupas no estilo pret-a-portê ?
(06:35:23) Ronaldo Ésper: Mesquita Chupisco, aqui no Brasil isto melhorou muito. Quando eu comecei há 43 anos atrás, aqui no Brasil era um horror...

(06:33:52) raafaaelll: vc acha q marca famosa e sinônimo de qualidade e elegância?
(06:36:00) Ronaldo Ésper: raafaaelll, de qualidade pode ser, mas dependendo de quem carregar uma bolsa Louis Vuitton, por exemplo, poderá destruí-la.

(06:34:52) Flavio: Boa noite Ronaldo. Qto ao incidente do cemitério, quando tudo aconteceu vc disse no programa da Gimenez que estava tomando um medicamento. Poderia saber qual era?
(06:37:00) Ronaldo Ésper: Flavio, eu continuo tomando, não escondo de ninguém que sofro de depressão. Eu estava tomando aquele remédio há dois dias. O meu médico me propôs que eu tomasse aquele remédio por dois dias, mas não funcionou. Agora eu voltei a tomar Prozac que está funcionando muito bem.

(06:35:48) QUARA: AINDA TEM ESPAÇO PARA UM TUBINHO PRETO OU É MELHOR SER MAIS CRIATIVA EM OCASIÕES NOTURNAS (JANTARES, ETC)
(06:37:15) Ronaldo Ésper: Quara, se você tem um tubinho preto pode ser muito criativa com complementos como lenços, bolsas, bijouterias, jóias e sapatos. A fantasia maior pode ser lançada nos complementos...

(06:36:00) Alfinetinha: Como surgiu a idéia do quadro das alfinetadas?
(06:38:15) Ronaldo Ésper: Alfinetinha, foi eu mesmo quem o criou. Eu ia muito no programa do Gilberto Barros e um dia eu expliquei a ele e ao Vildomar Batista, que era o seu diretor, para fazermos a experiência de um mês. E fui um sucesso. Fui parar na Rede TV! porque me ofereceram mais.

(06:36:22) Erika Alicia: Você se sentiu ofendido por não ter feito o vestido de noiva da Luciana?
(06:38:50) Ronaldo Ésper: Erika Alicia, não fiquei. Foi uma opção dela que é muito ligada ao pessoal da Daslu. O vestido foi feito baseado em um vestido da Grace Kelly, o que não tem nada a ver com a Luciana Gimenes.

(06:37:29) Pindamonhangaba: Olá Ronaldo! Você se incomoda de ser "alfinetado" pela mídia assim como "alfineta"? E qual o limite que você acha para ambos os casos?
(06:39:26) Ronaldo Ésper: Pindamonhangaba, para mim não há limite e eu adoro. Acho que eu peguei alguma doença porque eu gosto que fale de mim todos os dias, quando não falam eu começo a estranhar.

(06:38:10) Minguita: Que vc acha das falsificações de roupas de grifes famosas que se tornaram tão constantes no Brasil?
(06:40:45) Ronaldo Ésper: Minguita, aqui no Brasil praticamente toda a roupa é uma imitação porque não existe moda brasileira. Com a semana de moda poderemos criar e impôor o estilo de moda brasileiro. Sobre a pirataria, tudo o que se vê é falsificado, copiado. O SFW foi criado para se ter a impressão de que se fez uma viagem a Milão.

(06:49:34) Geovanna/UOL:

Ronaldo Ésper fala sobre elegância e esclarece o caso do suposto roubo dos vasos. (Crédito: Flavio Florido/UOL)

(06:39:20) tiago: OI RONALDO TUDO BEM? QUERIA QUE VC DISSESSE SE A ADRIANE GALISTEU É BREGA OU CHIQUE! ELA SE VESTE BEM?
(06:41:53) Ronaldo Ésper: tiago, a Adriane mistura muitas coisas. Eu já a vi muito bem vestida. Ela é muito bonita e interessante. Gosto muito dela na televisão. Ela tem um senso de humor muito grande.

(06:39:55) Rafael: É dificil, mesmo tendo sido absolvido, as pessoas nunca vão acreditar na sua inocência. Todos sabemos que isso é um problema psicológico, vc esta sendo acompanhado por um psicológo? Como tem feito todo esse tempo para lidar com toda essa situação?
(06:44:01) Ronaldo Ésper: Rafael, eu estou sendo acompanhado por um psicólogo... O psicólogo mandou eu tomar um comprimido só e eu passei mal e tomei dois. Mas não vou jogar a culpa toda no remédio e no médico. O que aconteceu é que eu faço essa devoção e os vasos eu não ia levar para mim. Aquele carnaval todo foi feito porque era eu, se fosse um zé mané saia com um túmulo dos Matarazzo na cabeça e ninguém falava nada.

(06:41:11) camila: vc disse q admira o trabalho de Herchcovitch, mas ao mesmo tempo diz que não existe moda nacional. Gostaria q comentasse o trabalho desse estilista. obrigada.
(06:44:55) Ronaldo Ésper: camila, você ouviu eu falar isso hoje né, mas você não entendeu, eu falei o contrário... O cara só desenha caveira...
(06:45:35) Ronaldo Ésper: Estou lançando a revista Revista Noivas & Cia. Ronaldo Esper... a partir de quarta-feria já estará nas bancas.

(06:42:48) Carolina Cruz: Você acha que as micro-saias evasé ainda estarão em alta neste próximo verão?
(06:47:41) Ronaldo Ésper: Carolina Cruz, é moda, mas isto já foi lançado, eu me lembro quando foi lançado e conheci quem criou. Nunca gostei e sempre achei que é uma moda que pode ser bonito para uma menina de 13 anos que tem um corpo bom, mas não para uma senhora. Graças a Deus que as calças de cintura alta estão voltando. Eu vivi a época da calça Saint-Tropez que na Brigitte Bardot era a coisa mais linda do mundo. Uma das coisas que não é muito bonito na mulher é a bunda. Bunda bonita é de homen e naquela época em que foi lançada a bunda dela era bonita.

(06:43:28) Fabio Cohen: Ronaldo, aquela coisa sobre os tamancos nacionais que você falou no programa há algumas semanas é verdade ? Realmente os materiais nacionais não têm qualidade ?
(06:48:53) Ronaldo Ésper: Fabio Cohen, eu acho que não falei nada de tamanco. Talvez os tamancos de melhor qualidade sejam os holandeses... Eu falei que eles querem a moda brasileira porque é sexy, só com dois dedos a mais não é mais sexy. Quanto as roupas nacionais, a coisa começou a melhorar bastante. O problema é que nós nunca seremos uma potência como os EUA que tem satélite e foguetes no ar. Podemos ser uma potência de artesanato, isto fica legal. Por exemplo, uma coisa que eu vou tentar é a volta da escola profissionalizante dada de graça pela prefeitura. Em que terá alfaiataria, por exemplo.

(06:45:42) desing de modas: Oi Ronaldo estou no terceiro período de desing, qual é o truque para ser uma profissional?
(06:51:02) Ronaldo Ésper: desing de modas, uma boa profissional sempre encontra lugar no mercado de trabalho. É um erro dizer que o mercado da moda está saturado. Nós lutamos para encontrar uma boa costureira...

(06:45:48) carolina: Qual estilista brasileiro vc gosta?
(06:51:31) Ronaldo Ésper: carolina, um que eu acho bom é o Walter Rodrigues.

(06:51:45) Geovanna/UOL:

Ronaldo Ésper critica a moda nacional (crédito: Flavio Florido/UOL)

(06:46:14) THIAGO_CPS: Ronaldo, quem lhe deu a idéia de fazer uma revista?
(06:52:20) Ronaldo Ésper: Thiago_CPS, a idéia foi minha. Eu gostaria de deixar o meu site: www.ronaldoesper.com.br que por enquanto só tem uma chamada, mas logo poderão acessar.

(06:46:33) Daniel: Ronaldo, o Jô Soares é um homem elegante ou brega ???
(06:52:44) Ronaldo Ésper: Daniel, o gordo nunca poderá ser elegante, pode até ser um gênio, mas nunca elegante.

(06:50:28) desing de modas: Ronaldo para vc qual seria a famosa q teria q mudar completamente o guarda-roupa?
(06:53:54) Ronaldo Ésper: desing de modas, a Regina Casé, que eu gosto muito.
(06:54:23) Ronaldo Ésper: Estou lançando a revista Noivas & Cia Ronaldo Esper que é o meu xodó... Muito obrigado...
(06:54:28) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Ronaldo Ésper e de todos os internautas. Até o próximo!

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host