Heath Ledger está na capa da edição de agosto da "Vanity Fair". A revista especializada no mundo de Hollywood traz uma reportagem sobre os dias que antecederam a morte do astro, por overdose acidental de remédios, em janeiro de 2008. A publicação entrevistou gente que conviveu com o ator nos derradeiros meses de sua vida.
Nicola Pecorini, diretor de fotografia que trabalhava em "The Imaginarium of Doctor Parnassus", último filme de Ledger, disse que ele fumava maconha com certa regularidade, mas abandonou o vício "depois que isso se tornou um problema". Já Gerry Grennell, responsável pelo treino da voz de Heath no blockbuster "Batman - O Cavaleiro das Trevas", que chegou a morar com o ator, afirmou que Ledger tinha parado de beber. "Ele ia ao bar, pagava uma rodada de bebidas para os amigos e voltava tomando refrigerante ou suco".
O ator sofria de insônia e isso foi uma das causas de sua morte. Ele não conseguia parar de tomar medicações para dormir, apesar de fazer grande esforço para abandonar as pílulas, dizem os entrevistados pela "Vanity Fair". Outra questão que a reportagem aborda é a relação de Ledger com sua ex-mulher, Michelle Williams, que ele conheceu durante as filmagens de "O Segredo de Brokeback Mountain". As fontes abordadas pela revista contam que o romance começou a desmoronar quando começou a campanha para que o longa fosse bem sucedido no Oscar. Terry Gilliam, diretor de Hollywood, afirma que foi nessa época que Ledger percebeu as diferenças em relação à companheira. "Ele não ligava para coisas como essas premiações. E começou a entender que o seu modo de pensar era diferente do de Michelle".
Depois que eles se separaram, o ator começou a ficar constantemente tenso e nervoso, principalmente por conta da disputa em torno dos bens do casal, detalha a revista. "Ele tentou ser decente, dando para Michelle a casa, os bens, tudo. Mas quando a coisa começou a piorar, foi ladeira abaixo", conta Gilliam. Ainda segundo ele, Ledger vivia se perguntando, "o que fiz de errado?", para tentar entender o por quê do fim da relação com Williams.
Os amigos do ator também contam que a disputa judicial em torno da guarda de Matilda, filha do casal, foi o fator que deixou o ator mais transtornado. Foi quando ele começou a xingar os advogados da ex-mulher e dizer que não ia dar mais nada a ela.