UOL Entretenimento Celebridades

05/12/2008 - 20h08

Oprah Winfrey é eleita a mulher mais poderosa do entretenimento

LOS ANGELES (Reuters) - O jornal The Hollywood Reporter, em sua lista anual "Power 100", identificou na sexta-feira a apresentadora de TV americana Oprah Winfrey como a mulher mais poderosa no mundo do entretenimento.

Winfrey, cujo talk show "Oprah" começou a ser transmitido nacionalmente por várias emissoras há 22 anos, exerceu um papel na vitória do presidente eleito Barack Obama, endossando sua candidatura ainda em sua fase inicial e apoiando-o ao longo da campanha.

Elizabeth Guider, editora do Hollywood Reporter, comentou a "imensa influência cultural" de Winfrey e disse que ela talvez seja "a mulher mais influente da América".

Oprah, que tem 54 anos, saltou da 6ª posição na lista de 2007 do jornal especializado para Nº 1 este ano. O Hollywood Reporter observou que um estudo feito por economistas da Universidade de Maryland concluiu que o apoio da apresentadora a Obama valeu ao presidente eleito mais de 1 milhão de votos em todo o país.

A produtora de Oprah, Harpo Inc., faturou 345 milhões de dólares no ano passado. Ela preside um império que inclui seu programa de televisão, uma revista e uma loja online.

Anne Sweeney, presidente do Disney-ABC Television Group, foi a segunda colocada na lista, que encabeçou no ano passado. Sweeney chefia as divisões de jornalismo, entretenimento e programas diurnos de sua empresa, além de seus ramos de TV a cabo e editorial.

Amy Pascal, presidente do Sony Pictures Entertainment Motion Picture Group, é o terceiro nome da lista.

Outras mulheres presentes na lista incluem a atriz Angelina Jolie, na 24ª posição, que fortaleceu sua imagem pública com seus trabalhos filantrópicos; a humorista Tina Fey, na 51ª posição, em parte por ter representado o papel de Sarah Palin, a candidata vice-presidencial republicana deste ano, em esquetes de TV que ganharam popularidade imensa durante a campanha presidencial, e a popstar de 16 anos Miley Cyrus, que tem uma franquia da Disney construída em volta dela e que completou a lista, na centésima posição.

As Top 10 mulheres da lista Entertainment Power 100 são:

1.Oprah Winfrey, presidente da Harpo Inc.

2.Anne Sweeney, presidente do Disney-ABC Television Group e co-presidente da Disney Media Networks

3.Amy Pascal, presidente do Sony Pictures Entertainment Motion Picture Group e co-presidente da Sony Pictures Entertainment

4.Nancy Tellem, presidente do CBS Paramount Network Television Entertainment Group

5.Stacey Snider, co-presidente e executiva-chefe da DreamWorks

6.Bonnie Hammer, presidente da NBC Universal Cable Entertainment e da Universal Cable Productions

7.Judy McGrath, presidente e executiva-chefe da MTV Networks

8.Mary Parent, presidente do MGM Worldwide Motion Picture Group

9.Dana Walden, presidente da 20th Century Fox Television

10.Nina Tassler, presidente da CBS Entertainment.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host