Bebê de Kate e William poderá assumir o trono britânico

O primeiro filho de William e Kate será o terceiro na ordem de ascensão ao trono britânico e algum dia deve vir a reinar, independentemente do sexo, uma vez aprovada uma mudança histórica nas regras de sucessão.

O "bebê real" vai ultrapassar seu tio Harry, ficando atrás de seu pai William (segundo) e seu avô Charles (primeiro), na fila de herdeiros da Coroa.

  • 9880
  • true
  • http://celebridades.uol.com.br/enquetes/2013/07/02/voce-acha-que-o-bebe-de-william-e-kate-e-menino-ou-menina.js

E se for uma menina, poderá governar, sem ser deixada para trás por um irmão mais novo, como era o caso até então em virtude da "primogenitura masculina".

A atual rainha, Elizabeth 2°, foi coroada após a morte de seu pai, o rei George VI, porque não tinha irmão.

Depois de décadas de discussões para acabar com essa desigualdade, a iniciativa partiu do governo do conservador David Cameron.

Poucos meses depois do casamento de Kate e William, que rejuvenesceu a imagem da monarquia, os 16 dos 54 países da Commonwealth (incluindo o Reino Unido) onde a rainha é soberana concordaram com essa mudança durante uma reunião em outubro de 2011.

No Reino Unido, o projeto de lei foi rapidamente aprovado pelo Parlamento e consentido pela rainha em abril. Mas para entrar em vigor, deve ainda ser formalmente aprovado em cada um dos 15 países.

O Palácio de Buckingham e o governo britânico "desejam evitar uma situação em que as regras de sucessão sejam diferentes para alguns reinos, pois isso poderia levar a um cenário no qual teríamos um monarca diferente nestes domínios", explicou à AFP Robert Hazell, diretor do departamento de estudos constitucional da University College London (UCL).

Londres "espera que todos os países alterem a sua legislação até ao final deste ano ou, o mais tardar, dentro dos próximos 12 meses", indicou.

No Canadá, onde o Parlamento aprovou a mudança, uma ação foi apresentada em junho perante o Tribunal Superior de Quebec para declarar inconstitucional a nova lei, alegando que as províncias não foram consultadas.

Mas em Londres, o governo minimiza esses imprevistos. "Isto não é uma corrida contra o tempo", disse um porta-voz do gabinete do Governo.

Este "Ato de sucessão à coroa 2013" será aplicado retroativamente, para as crianças nascidas "depois de 28 de outubro de 2011". O que exclui a princesa Anne, segunda filha da rainha e do príncipe Philip. Na ordem de sucessão ao trono, ela está atrás de seus dois irmãos mais novos e seus filhos.

A nova legislação também coloca um fim à proibição de um monarca de se casar com um ou uma católica, regra estabelecida pelo Bill of Rights (1689) e The Act of Settlement (1701), após o cisma anglicano do século XVI.

O fim da proibição, portanto, recoloca na linha de sucessão os membros da família real que tinham sido excluídos após se casarem com católicos, como o príncipe Michael de Kent, primo da rainha.

No entanto, a coroa está reservada para aqueles "em comunhão" com a Igreja Anglicana da Inglaterra, que exclui as pessoas de outras religiões e não crentes.

"Esta proibição permanece, pois o soberano é o chefe da Igreja da Inglaterra" e, portanto, deve pertencer a ela, ressalta o especialista Bob Morris, da UCL.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos