Kate e William ganham caixa de papelão da Finlândia para seu bebê

Casamento Real | William e Kate
Casamento Real | William e Kate

Palácio de Kensington agradeceu recebimento de badalado kit maternidade entregue a todas as grávidas no país nórdico.

Entre os vários presentes dados a Kate Middleton e o príncipe William para saudar a chegada do primeiro bebê do casal está o kit maternidade que o governo da Finlândia entrega gratuitamente a todas as mulheres grávidas do país.

O kit inclui uma caixa com roupas, lençóis e brinquedos, e a ideia é que a própria caixa seja usada como cama durante os primeiros meses de vida do bebê. Ele é entregue a futuras mamães do país desde 1930 e acredita-se que a iniciativa contribuiu para que o país tenha uma das menores taxas de mortalidade infantil do mundo.

De acordo com o correspondente da BBC em Helsinque Mark Bosworth, depois que a BBC divulgou a tradição do kit maternidade do país, há cerca de um mês, pessoas do mundo inteiro tem contactado o serviço de seguridade social da Finlândia - conhecido como o Kela - para tentar adquirir a caixa.

Caixa de papelão para bebês é distribuída desde 1930

O duque e a duquesa de Cambridge (o título de nobreza do casal Kate e William) não estavam entre essas pessoas, mas o Kela resolveu presentá-los assim mesmo.

"O Kela quis enviar suas congratulações ao duque e a duquesa de Cambridge", disse a porta-voz do Kela, Heidi Liesivesi.

"O pacote de maternidade ganhou uma resposta positiva em todo o mundo. É a hora certa para o casal real ter um bebê", ressaltou Liesivesi.
O palácio de Kensington - residência oficial do duque e duquesa de Cambridge - confirmou o recebimento da caixa finlandesa. "Nós estamos muito agradecidos de receber esse tipo de presente do governo finlandês; esse foi um gesto atencioso e estamos gratos por isso", disse um porta-voz do Palácio de Kensington.

"Tenho certeza de que o duque e a duquesa ficarão muito interessados e conhecer o conteúdo da caixa", complementou o porta-voz.
O palácio não aceita presentes de organizações comerciais, mas presentes de indivíduos e governos estrangeiros são sempre bem-vindos.
O príncipe William e Kate são o segundo casal real a receber o kit maternidade da Finlândia. Em fevereiro do ano passado, a princesa Victoria e o príncipe Daniel da Suécia receberam o mesmo kit, com congratulações ao nascimento da princesa Estelle.

Assim como itens essenciais para cuidados com o bebê, a caixa tem um colchão no fundo. Por isso, muitos bebês finlandeses dormem nas caixas.

Na Grã-Bretanha, entretanto, poucos acreditam que o bebê real de Kate e William, que será o terceiro na linha de sucessão ao trono britânico, possa ser colocado para dormir em uma caixa.

Caixa finlandesa

  •  A caixa dobra de tamanho como berço.
  •  As roupinhas incluem macacão, casacos, saco para dormir e calças.
  •  Toalha com touca, tesoura para unhas, pente, escova de dente, creme para assaduras, toalha para limpeza.
  • Fraldas de algodão.
  •  Livro de figuras e brinquedo de morder.
  •  Protetores para seios, camisinhas.

Fonte: Kela

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos