Filha de Kate e William será "princesa" graças a mudança na legislação

Londres (Inglaterra)

A filha de Kate Middleton e Príncipe William, que nasceu neste sábado (2) em Londres, receberá tratamento de princesa, em vez de "lady", graças a uma reforma da legislação que entrou em vigor em março.

A menina, cujo nome ainda não foi revelado, será a princesa de Cambridge – seu irmão mais velho, George, é príncipe de Cambridge – , e será tratada como "Sua Vossa alteza Real", título reservado anteriormente só para o filho mais velho do príncipe herdeiro.
 
Este tratamento igualitário entre os dois irmãos, à margem de seu gênero, é possível após uma reforma legal sancionada pela rainha Elizabeth II em dezembro de 2012, quando Kate estava grávida de George, para assegurar que o primogênito receberia o mais elevado tratamento e poderia chegar ao trono independente de seu sexo.
 
Embora no dia a dia a pequena será conhecida como a princesa de Cambridge, se precisar de um sobrenome para se casar ou por questões legais, este será Mountbatten-Windsor – em relação aos do duque de Edimburgo e da rainha Elizabeth II –, segundo indica a página oficial da monarquia.
 
A última "princesa de Cambridge" da monarquia britânica foi a princesa Maria Adelaide Guilhermina Elizabeth de Cambridge (1833-1897), a neta do rei George III.
 
A última princesa nascida no seio da família real do Reino Unido é Eugenia, filha dos duques de York -o príncipe Andrew e Sarah Ferguson- e prima de William, que veio ao mundo em 1990.
 
Os condes de Wessex, Eduardo e Sofia, preferiram que sua filha Lady Louise Mountbatten-Windsor, nascida em 2003, não levasse o título.
 
A filha dos duques de Cambridge compartilha aniversário com personagens famosos, como o ex-futebolista David Beckham, que hoje mesmo celebra seus 40 anos em Marrakech, a cantora de pop Lily Allen, a estilista Donatella Versace e o ator David Suchet. 
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos