Quantidade de álcool encontrada no sangue de Amy equivale a mais de 30 latas de cerveja ou 1,2 litro de vodca

Da Redação

De acordo com laudo final do inquérito conduzido pela polícia britânica, a cantora Amy Winehouse tinha 4,16 gramas de álcool por litro de sangue quando morreu, mais de cinco vezes o limite legal de álcool estipulado para motoristas na Inglaterra, que é de 0,8 g/L. Para atingir esse nível, Amy teria que ter bebido o equivalente a mais do que 30 latas de cerveja ou cerca de 1,2 litro de vodca em uma só noite.

Para efeito de comparação, a Lei Seca no Brasil prevê multa para quem exceder o limite de 0,2 g/L. Pelas leis brasileiras, a cantora estaria vinte vezes acima do limite estipulado aqui para poder dirigir depois de beber.

Mas a morte da cantora de 27 anos, em junho passado, não está ligada apenas à quantidade de álcool ingerida, mas principalmente ao seu quadro de saúde na época. "A dose de álcool ingerida por ela foi fatal por causa do seu histórico, do ponto de vista nutricional", explica em entrevista ao UOL a especialista e coordenadora do CISA (Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool) Dra. Camila Magalhães

Segundo Camila Magalhães, uma lista da Global Road Safety Partnership enumera 7 níveis de alcoolemia (nível de álcool no sangue), que dependendem do metabolismo de cada indivíduo. A cantora poderia se encaixar nos 3 últimos, que resultam em coma ou até em morte.

"Se é uma pessoal saudável entra em coma, mas a Amy, por causa do seu passado, morreu imediatamente", justificou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos