Após parada cardíaca irreversível, cantor Wando morre em Belo Horizonte, aos 66 anos

Do UOL, no Rio

O cantor Wando, de 66 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (8), às 8h, após sofrer uma parada cardíaca irreversível. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Biocor Instituto, hospital de Belo Horizonte (MG) onde Wando estava internado desde o dia 27 de janeiro.

O cantor deu entrada na unidade apresentando fortes dores no peito. No dia 28 de janeiro, ele foi submetido a uma angioplastia coronariana de emergência para desobstrução de artérias do coração.

A mulher do cantor Wando disse durante entrevista coletiva, no último dia 31, que o marido não bebia nem fuma e mantinha os exames médicos em dia. “Às vezes a gente escuta umas coisas que não têm nada a ver. O Wando não fuma, não bebe (bebida alcoólica). O Wando trabalha demais, não tem tempo para se exercitar, come errado e tem ainda o problema hereditário, porque o pai dele faleceu do coração”, afirmou a psicóloga Renata Costa Lana e Souza, ao lado de uma das filhas do cantor.

Na manhã desta quarta, por volta das 9h40, foi divulgada uma nota à imprensa sobre a morte de Wando. Leia a nota, na íntegra:

"Houve um súbito agravamento do grave quadro do Sr. Wanderley Alves dos Reis, a partir das 05:40 horas desta quarta-feira, dia 8 de fevereiro de 2012, com o óbito às 08 horas da manhã, na presença da esposa. Agradecemos o carinho e a atenção de todos, especialmente ao Sr. Wanderley Alves dos Reis – Wando -, sua esposa e filhos, a sociedade, a imprensa, os médicos do Corpo Clínico, os profissionais de saúde e demais colaboradores que, com dedicação e respeito, atuaram de forma intensiva e completa, aplicando todos os recursos e técnicas disponíveis, nada faltando ao paciente durante todo o tratamento. Família do Sr Wanderley Alves dos Reis, Médicos do Corpo Clínico e Biocor Instituto".

Repercussão
Após a notícia da morte, algumas celebridades manifestaram-se por meio do Twitter, prestando solidariedade à família do cantor. ":(((( Meus sentimentos à família e amigos. Descanse em paz, Wando. :(", escreveu a cantora Mariana Belém.

O ator José de Abreu lembrou do maior hit de Wando com a hashtag #meuiaiaimeuioio e acrescentou: "RIP Wando. O homem que elevou a calcinha a símbolo nacional."

Biografia
Antes de ser músico, Wando foi entregador de leite, vendedor de jornal e feirante. Quando foi morar na cidade de Congonhas do Campo, em Minas Gerais, entrou para uma banda chamada Escaravalhos.

Já vivendo de música e compondo, Wando mudou-se para São Paulo, onde teve a chance de conhecer o músico Jair Rodrigues. Em 1984, Rodrigues gravou a composição de Wando "O Importante É Ser Fevereiro". "Trinta dias depois eu era sucesso nacional como compositor. Dois meses depois, eu era sucesso em todo o Carnaval. Foi uma música muito tocada no Carnaval de 1984. Além disso, eu recebi um monte de dinheiro. A primeira coisa que eu fiz foi comprar um Opala vermelho, e ainda não tinha carteira, hein", contou o cantor em um depoimento para seu site oficial.

Seu início de carreira foi pontuado pela gravação de sambas compostos por ele próprio e outros de compositores desconhecidos. No entanto, do segundo disco em diante, fez uma opção clara pelo repertório romântico-brega, recheado de canções com conteúdo sensual e erótico. Um de seus maiores sucessos é “Fogo e Paixão”.

Seus discos têm títulos sugestivos como “Ui-Wando de Paixão”, “Vulgar” e “Comum É Não Morrer de Amor”, “Obsceno”, “Depois da Cama”, “Tenda dos Prazeres” e “Mulheres” – que lhe rendeu o título de cantor mais erótico do Brasil.

Os cenários de seus shows são, em geral, banheiras, camas e haréns. Wando também é conhecido por distribuir calcinhas perfumadas ao público feminino.
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos