"Ela queria morrer na casa dela", diz filha mais velha de dona Canô

Luiz Francisco

Do UOL, em Santo Amaro (BA)

  • Edgar de Souza/AgNews

    Cantora Maria Bethânia beija a mãe, dona Canô, em seu aniversário de 105 anos, na Bahia (16/9/12)

    Cantora Maria Bethânia beija a mãe, dona Canô, em seu aniversário de 105 anos, na Bahia (16/9/12)

Logo depois da confirmação da morte de dona Canô Velloso, na manhã desta terça-feira (25), alguns amigos mais próximos começaram a chegar à casa da família, no centro de Santo Amaro. Para controlar o acesso --o velório será aberto ao público à noite--, dois seguranças ficaram no portão de entrada e receberam ordens para permitir somente a entrada de familiares e alguns amigos que sempre estavam em contato com a matriarca dos Velloso.

FAMOSOS HOMENAGEIAM DONA CANÔ NAS REDES SOCIAIS

A assessoria de Caetano Veloso, filho de Dona Canô, escreveu no Twitter que agradece a solidariedade de todos no momento da morte de sua mãe e pede que os fãs enviem palavras de conforto na página do cantor no Facebook: "Caetano agradece a solidariedade". O comunicado continua: "Quem quiser deixar mensagem para Caetano neste momento pode mandar também para a fan page dele 'FALA CAETANO'. Obrigado a todos pelo carinho."

Muito emocionada, a filha mais velha de dona Canô, Maria Clara, 80, deu um rápido depoimento no final desta manhã. "Só temos a agradecer. Foram mais de 105 anos de vida. Fica uma saudade eterna, sentida, mas não desesperada, angustiada. Estamos em paz e agradecidos a Deus. Ela queria ir embora do hospital, ela pediu. Disse que queria morrer em Santo Amaro, na casa dela. Não teve dor e isso foi muito bom", afirmou.

O governador Jaques Wagner e o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto, divulgaram notas oficiais sobre a morte de dona Canô. "Em meu nome e de todos os baianos, presto solidariedade à família desta grande mulher, que representou o que a Bahia tem de melhor, um símbolo de força, doçura e coragem", disse Wagner.

Em sua nota, o prefeito eleito ACM Neto falou que a família Velloso contribuiu para projetar a Bahia no Brasil e no mundo. "A Bahia e Santo Amaro perderam hoje um dos seus maiores ícones. Quis o destino que dona Canô nos deixasse neste 25 de dezembro, data maior da confraternização entre os cristãos. Lamento muito a sua morte e lembro que, durante mais de meio século, dona Canô e meu avô, o senador Antonio Carlos Magalhães, foram grandes amigos. Neste momento de tristeza, quero me solidarizar com a família Velloso, que muito contribuiu para o desenvolvimento de Santo Amaro e para a projeção da Bahia no Brasil e no mundo".

De acordo com Rodrigo Velloso, filho de dona Canô, a partir das 18h, o corpo de dona Canô será velado para o Memorial Caetano Veloso. O sepultamento está previsto para amanhã, às 10h, no cemitério de Santo Amaro.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos