Aniversários e signos

Xuxa completa 50 anos nesta quarta; veja altos e baixos da vida da 'rainha'

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

Xuxa chega aos 50 anos de idade e mais de 30 de carreira, nesta quarta-feira (27), e como poucos, sabe muito bem o significado da palavra sucesso. Nascida no Sul, mas criada em Bento Ribeiro, subúrbio do Rio, a loirinha dos olhos azuis começou como modelo, virou apresentadora do programa infantil e acumulou números impressionantes como atração do show business: lançou 17 filmes infantis, alguns com bilheteria de 5 milhões de espectadores, colecionou 14 milhões de cópias vendidas com os álbuns do "Xou da Xuxa" e chegou a figurar na lista da "Forbes" entre os 40 artistas mais ricos do mundo no início da década de 90, com faturamento de US$ 19 milhões anuais a época, graças a inúmeros produtos licenciados com sua marca.

  • Montagem/UOL

    Os amores de Xuxa antes de Junno: Pelé, Ayrton e Luciano

Também se dividiu entre romances com dois dos brasileiros mais conhecidos no mundo do esporte - o jogador Pelé e o piloto Ayrton Senna - antes de manter um relacionamento de 16 anos, entre idas e vindas, com o ator Luciano Szafir, que é pai de sua única filha, Sasha, 14.

Hoje, Maria da Graça Meneghel está "feliz pacas" com um novo amor, o ator Junno Andrade, 50, e não figura mais na lista dos milionários. Procura manter sua conta bancária em segredo, mas especula-se que seu patrimônio ultrapassa - incluídos imóveis, carros e dinheiro - a casa de R$ 1 bilhão. Continua lançando discos e DVDs para "baixinhos" e grava o "TV Xuxa", que, entre altos e baixos, marca uma média de 10 pontos de audiência nos sábados da Globo, agora sob direção de Boninho.

Será com Junno que ela vai comemorar o aniversário de 50 anos em um jantar romântico. Antes, durante o dia, a festa com direito a bolinho será em família, com a mãe Alda, 75, e a filha Sasha. Na última segunda-feira (25), Xuxa gravou um especial do "TV Xuxa" que vai ao ar no próximo sábado, em que recebeu homenagens de celebridades e assistiu a um praticamente "vale a pena ver de novo" de sua carreira.

Xuxa
Xuxa

"Tive crise aos 25, 26. Aos 30 achei que não iria mais trabalhar em TV, hoje, aos 50, estou literalmente relaxada", confessou aos jornalistas que acompanharam a gravação. Em 2002, desfez uma parceria de quase 20 anos com a empresária e diretora de televisão Marlene Mattos. Marlene era bastante criticada pelos fãs de Xuxa e dentro da emissora, como uma mulher rude com a equipe.

VEJA ALGUMAS FRASES DE XUXA

Tenho orgasmos múltiplos, é normal?
no "Altas Horas" (2009)

Estava no sítio quando puxei a colcha e vi um duende
no "Altas Horas" (2009)

Me dou muito melhor com bicho do que com gente
em visita a abrigo para animais (2011)

Assistimos a um filme juntos em Neverland. Ele gostaria de casar e ter filhos, mas minha resposta foi não

sobre Michael Jackson, em depoimento ao "Fantástico" (2012)

Ia beijar muito, namorar muito, dar muito...
sobre a hipótese de não ser famosa, no  "Na Moral" (2012)

Durante uma gravação do "Planeta Xuxa", ao fazer uma observação grosseira com o microfone aberto, o que era comum, Xuxa respondeu: "Faça o seu trabalho que eu faço o meu".  As duas brigaram, e Marlene, que é madrinha de Sasha, sumiu da vida da apresentadora e não dá mais entrevistas.

Em entrevista ao "Fantástico", Xuxa declarou que foi vítima de abuso sexual até os 13 anos de idade. Como na maior parte dos casos, os agressores foram pessoas próximas: um amigo do pai, que seria seu padrinho, um homem que iria casar com sua avó e um professor.

No mesmo depoimento, Xuxa contou que Michael Jackson fez uma proposta para casar e ter filhos com ela, em 1992. Ano em que seus advogados conseguiram apreender todas as cópias em vídeo e DVD do filme "Amor Estranho Amor" (1982), do cineasta Walter Hugo Khouri, no qual sua personagem aparecia nua e em relações sexuais com um garoto de 12 anos. Até hoje, a Xuxa Produções paga anualmente um valor à produtora do filme pelos direitos de exibição, e o filme praticamente desapareceu da cultura brasileira.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos