Histeria juvenil marca sessão de autógrafos do "Porta dos Fundos" no Rio

Renato Damião

Do UOL, no Rio de Janeiro

A julgar pelos gritinhos histéricos podíamos dizer que a sessão de autógrafos que aconteceu na noite desta quinta-feira (8) na livraria Travessa do Leblon, zona sul do Rio, tinha como atracão principal J.K. Rowling ou Stephenie Meyer.

Mas tamanha euforia foi dedicada aos humoristas do "Porta dos Fundos". Rafael Infante, Gregório Duvivier, Clarice Falcão, Júlia Rabello, Antônio Pedro Tabet e João Vicente de Castro foram alçados ao posto de celebridades da internet. "Nunca tinha acontecido isso antes, estou até um pouco assustada", disse Clarice Falcão.

Para garantir uma foto com os ídolos, muitos fãs tentaram dar "um jeitinho". Algumas se diziam amigas dos artistas, outras apelavam para o segurança tal qual a blogueira da "Capricho". "Olha para mim, eu não tenho cara de fanática, sou amiga do Gregório".

Grande parte dos adolescentes presentes, caso de Ana Paula Guedes, de 16 anos, estiveram no local por amarem o casal "Clarice e Gregório".

"Eles são fofos e talentosos, adoro os vídeos e as canções da Clarice", declarou Ana Paula que chegou à livraria às 15h e garantiu o primeiro lugar da fila.

"Em São Paulo, o público era mais adulto, estou achando muito legal ver tantos adolescentes, espero que alguns não tenham vistos os vídeos mais pesados", brincou Gregório.

Para o ator e roteirista, a internet é a grande causa por trás do público do "Porta" que agrega pessoas de diferenças faixas etárias. "A internet está lá para todo mundo, mas ao mesmo tempo é você quem escolhe o que quer assistir, isso é libertador", opinou.

Com vídeos que abordam temas por vezes polêmicos como homossexualidade ou religião, Júlia afirmou que o canal está sempre buscando na sociedade temas para esquetes. "Abordamos assuntos que estão na sociedade hoje e não temos medo disso, o humor te permite falar de vários assuntos, isso é ótimo".

Nas ruas, o reflexo é sentido pelos humoristas. "Meninos e meninas vem me falar que querem fazer humor", revelou Júlia. Clarice completou ao afirmar que a resposta é sempre positiva. "A internet faz com que eles se sintam próximos da gente, somos todos amigos".

Famosos como Mariana Ximenes e Marcelo Serrado prestigiaram o evento. "Eles criaram um novo paradigma de fazer humor e provaram que nem sempre a televisão é o caminho", elogiou Serrado.

Ir para a televisão, aliás, é um projeto que o "Porta dos Fundos" não pensa por enquanto. "Sei que alguns canais se interessaram, mas teríamos que fazer concessões do tipo não falar muito palavrão. E para não perdemos nossa identidade, achamos melhor não", explicou Clarice.

Se for pelo bem das fãs Manuela e Luisa, de 9 anos, o canal pode continuar na internet. "Os descobri pelo Twitter, vi os vídeos e adorei, o Fábio é lindo e meu preferido", se derreteu Manuela. Quando indagada sobre o que os seus pais achavam do "Porta dos Fundos", ela foi categórica: "Eles nem sabem que eles existem". 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos