"Não o culpo e não penso em me mudar", diz Luize Altenhofen sobre vizinho

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Após a polêmica envolvendo a possibilidade de o Facebook ser retirado do ar nesta sexta-feira, 4, a apresentadora Luize Altenhofen se defendeu e declarou ao UOL que, em momento algum, ofendeu seu vizinho, Eudes Gondim Junior, na rede social.

"Não quero que o Facebook saia do ar, não entrei com ação contra a rede social. A providência que tomei foi uma ação sobre a agressão ao animal, por danos morais. Não ofendi ou citei o nome dele. As pessoas que viram o que saiu na mídia [sobre a agressão ao pitbull] ficaram revoltadas. Todo mundo se manifestou da forma como deveria, até algumas contra mim. A única coisa que eu fiz foi publicar uma foto do Ryng quando ele foi agredido e escrevi: 'Meu filhinho não merecia isso'". Luize também usou o Twitter para "manifestar sua revolta" na ocasião.

Em janeiro deste ano, Luize estava fora de casa, em viagem, quando seu cão, da raça pittbull, escapou para a rua e foi agredido por um vizinho, Eudes Gondim Junior, que alegou legítima defesa. Quem abriu o portão da casa, segundo ela, foi sua filha, que está com 4 anos. "O Ryng sempre saiu de casa com focinheira. Minha filha, que está com 4 anos, abriu o portão pelo controle e ele foi lá fora fazer xixi. Foi um episódio muito triste. Não o culpo pela agressão ao Ryng. O pitbull assusta pelo porte mesmo, mas é um animal dócil, que sofre muito preconceito".

Após a agressão, o animal ficou cego de um olho. Apesar do incidente e do caso ter parado na Justiça, Luize não pensa em se mudar da casa que comprou no bairro do Butantã, zona oeste de São Paulo.  "Ele é um cachorro mais especial do que já era. Está cego de um olho, precisa comer na mão, por isso estou brigando na Justiça, pela agressão do Ryng", conta a loira, que vivia com três pitbulls, Rara (mãe de Ryng, morreu há três meses, aos 12 anos), Ryng e Rajya. "Minha filha dorme com o Ryng. Eles dormem na minha cama também, são como a minha família".

Eudes está fora do Brasil e deve voltar para a audiência de conciliação, marcada para o próximo dia 6 de novembro.

Vizinhança quer paz

  • UOL

    Detalhe do portão da casa de Luize Altenhofen, no bairro do Butantã, em São Paulo

Quase nove meses depois da briga, os moradores da rua evitam comentar o caso. Nesta quarta-feira (3), a reportagem do UOL tentou falar com vários deles, mas apenas uma mulher que trabalha em uma das casas concordou, com a condição de que seu nome não fosse divulgado.

Segundo ela, que trabalha na rua há dois anos, a apresentadora quase não é vista na casa e os cachorros passeiam acompanhados de um empregado. "Eles passeiam sempre pela manhã", contou. A mulher disse ainda que nunca viu os cães soltos pela rua e mesmo quando o portão da casa, cercada por um muro alto e todo fechado, está aberto, os cães não são vistos soltos pelo quintal.

A mulher disse ainda que Ryng, o pitbull agredido, ficou bastante machucado logo após a agressão e que depois do ocorrido passou a usar focinheira durante os passeios. "Os outros andam sem", afirmou ela.  A empregada de outra casa próxima à residência de Luize se mostrou assustada ao saber que se tratava de uma reportagem e recusou a falar, alegando que não queria mais confusão com a história.

Conteúdo removido do Facebook

  • Reprodução/Facebook

    No Facebook, vizinho diz que bateu em cachorro da apresentadora em legítima defesa

O Facebook Brasil diz que cumpriu a ordem judicial e removeu o conteúdo que poderia bloquear o acesso à rede social por usuários brasileiros. Uma decisão publicada nesta quarta-feira (2) pela 1ª Vara Cível de São Paulo ordenava o bloqueio do site, caso a empresa não se pronunciasse em 48 horas sobre a remoção de posts ofensivos contra Eudes Gondim Junior, vizinho de Luize Altenhofen.

Embora a empresa no Brasil tenha confirmado a retirada dos posts do ar, a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de São Paulo afirmou ao UOL que ainda não registrou o recebimento de ofício sobre a ação. O sistema online do órgão também não registrava, até a publicação desta reportagem, a existência do documento.

Entenda o caso

Os posts ofensivos teriam surgido após uma publicação da modelo Luize Altenhofen no site. De acordo com o processo, Luize acusou seu vizinho, Eudes Gondim Junior, de bater em seu cachorro da raça pitbull sem nenhum motivo. Após isso, vários posts surgiram na rede social - publicados por diferentes usuários - usando expressões ofensivas contra Júnior. Em função disso, a Justiça pediu que o Facebook removesse os conteúdos contra Junior, sob pena de bloquear a rede social no Brasil.

Segundo o advogado Paulo Roberto Esteves, que defende Gondim, o cão teria ameaçado os filhos pequenos de seu cliente, que se defendeu com uma barra metálica, batendo no animal, que não morreu. Luize Altenhofen teria se vingado de Gondim, de acordo com Esteves, batendo com seu carro no portão do dentista. Além disso, ela reclamou no Facebook.

"Quando ela repercutiu a notícia no Facebook isso se espalhou rapidamente, e várias outras pessoas, inclusive artistas, foram dando opiniões agressivas. Na ação indenizatória por danos morais, pedimos que o juiz concedesse a tutela para retirar essas expressões ofensivas da internet. Havia até uma foto dele com uma faixa escrito assassino. O endereço dele também foi divulgado na rede social", disse o advogado.

Vizinho agride cachorro por se sentir ameaçado

  • Reprodução/Instagram

    Cachorro de Luize Altenhofen após ser agredido por vizinho da apresentadora

Eudes Junior agrediu o pitbull de Luize com uma barra de ferro após se sentir ameaçado pelo cachorro, que estava solto. Ele alegou que o cão invadiu o quintal da sua residência e que agiu em legítima defesa, sua e do filho de 5 anos.

"Como ele alega legítima defesa se meu cachorro nunca atacou ninguém? Ryng não merecia isso", argumentou Luize, que divulgou em várias redes sociais a foto do cão machucado e pediu ajuda "porque a lei não pune severamente uma pessoa que maltrata cachorros". Atingido principalmente na cabeça, Ryng foi internado em uma clínica veterinária e ficou em coma induzido.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos