"É direito dela", diz irmã de Daniela Mercury sobre união com Malu Verçosa

Anderson Sotero

Do UOL, em Salvador

No final da tarde deste sábado (12), foi celebrado o casamento civil da cantora Daniela Mercury, 48, e da jornalista Malu Verçosa, 37. O casal oficializou a união diante de um juiz  em sua casa em Salvador, numa cerimônia não religiosa, para cerca de 200 convidados, entre amigos mais próximos e familiares. Todos vestiram branco ou bege, a pedido das noivas.

  • Anderson Sotero/UOL

    A irmã de Daniela, Cristiane Mercuri

Além da troca de alianças, vão passar a usar os sobrenomes um da outra. "Já trocamos alianças, mas a sociedade precisa de clichês", declarou Daniela em entrevista à Marília Gabriela.

Em abril, o casal tornou público seu relacionamento durante uma viagem a Portugal. "Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar", disse Daniela na ocasião, postando fotos das duas com as alianças. A cantora afirmou que prefere não usar o termo "assumir": "Não gosto da palavra assumir. Eu comuniquei a minha relação". A cantora acredita que sua atitude trouxe benefícios para outras pessoas. "Trouxe alívio falar sobre o assunto. Estou quebrando padrões, sim". Desde maio, cartórios de todo o Brasil estão autorizados a celebrar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

Os pais da cantora, Liliana Mercuri e Antônio Fernando de Abreu Ferreira de Almeida, foram os primeiros convidados a chegar ao local da cerimônia, mas não pararam para falar com a imprensa. A irmã de Daniela, Cristiane, comentou que a união era um direito delas e que estava ali para comemorar junto com o casal.

  • Anderson Sotero/UOL

    O fundador do bloco afro Ilê Aiyê, o "Vovô"

Entre os convidados, o fundador do bloco afro Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, mais conhecido como "Vovô", desejou felicidade ao casal e elogiou o posicionamento de Daniela: "É uma 'black atitude'. Ficou feliz por ser convidado, sou amigo de anos de Daniela". 

O prefeito de Salvador ACM Neto compareceu à cerimônia como amigo de Malu, que já trabalhou como jornalista na Rede Bahia, da família de ACM. "Conheço Malu há muito tempo e vim aqui trazer meu abraço para ela".

Os atores Luis Miranda e Ricardo Bittencourt, que fizeram uma encenação de "Dona Flor e seus Dois Maridos" com Daniela durante o Carnaval, também compareceram à festa. O DJ Zé Pedro foi atração musical e tocou para os convidados.

Os filhos de Daniela tiveram participação especial na cerimônia. Gabriel Póvoas, 26, que é músico, cantou, enquanto Márcia, 15, Analice, 12, e Ana Isabel, 3, foram as daminhas. Giovana Póvoas, 25, outra filha da cantora, que é atriz e bailarina, não foi ao casamento porque estreou um espetáculo em São Paulo.

Depois de dizer "sim", o casal seguirá para uma breve lua de mel em Fernando de Noronha. Como Daniela Mercury tem show marcado em São Paulo, elas só poderão ficar no arquipélago por quatro ou cinco dias.

Recentemente, Daniela e Malu estiveram na Europa e compraram seus vestidos de noiva por lá. Inicialmente, os modelos seriam desenhados pelo estilista Alexandre Herchcovitch, mas, por falta de tempo, elas optaram por comprar as peças prontas, customizadas pelo artista plástico Iuri Sarmento. Já as alianças foram feitas pelo designer baiano Carlos Rodeiro, e o cabelo e a maquiagem, de Ricardo Brandão.

  • Anderson Sotero/UOL

    Entrada do condomínio Patamares, onde reside Daniela Mercury em Salvador, na Bahia

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos