Maria Melilo diz que se arrepende de ter tomado anabolizantes

Do UOL, em São Paulo

A ex-BBB Maria Melilo, que recentemente teve de retirar 70% do fígado por conta de um câncer, afirmou que se arrepende de ter tomado anabolizantes e que não mantém mais contato com as pessoas que arranjavam as substâncias para ela.  

"Eu me arrependo muito de ter tomado. Pode ser que eu tivesse tido esse problema mais velha se não tomasse. Não sei dizer com certeza, mas [o hormônio] pode ter agravado a doença. É um tumor hormonal, que pode sim ter uma ligação com o que eu coloquei para dentro", afirmou Maria ao "Mais Você" desta quinta-feira (21).

A modelo contou que conseguia os hormônios com conhecidos. "Nunca arranjei hormônios na academia. Hoje, felizmente não tenho mais contato com essas pessoas. Mas sempre tinha um amigo ou conhecido que arranjava".

De acordo com Maria, ela parou de tomar anabolizantes após sair do "BBB11" como campeã. "Depois do 'Big Brother', parei de tomar, porque não tinha tempo nem para malhar. Mas em outubro [do mesmo ano] já descobri a doença".

"Comecei a sentir dores na região do abdome. O médico fez o ultrassom, e na região do fígado se via a imagem de alguns nódulos. Na biopsia apareceu o câncer de fígado, o Hemangioma Epitelióide, que é um câncer raríssimo, de origem hormonal", acrescentou.

  • Reprodução/TV Globo

    Maria Melilo em entrevista exibida no "Mais Você"

Maria ainda revelou que perdeu a vesícula no tratamento contra a doença. "Em dezembro fiz um procedimento e deu tudo certo, mas acabei perdendo a vesícula", contou ela, dizendo que teve de se submeter à cirurgia por ter notado, nos últimos meses, um aumento na quantidade de lesões em seu fígado.

Curada, a modelo ressaltou que deverá tomar muitas precauções pelo resto de sua vida. "Hoje eu estou curada, mas para o resto da minha vida eu vou ter que fazer um acompanhamento, como todo mundo que um dia já teve um câncer. Você tem que fazer exames de três em três meses, para sempre estar de olho".

Após passar por essa experiência, Maria diz ter vontade de ajudar aqueles que também sofrem com o câncer. "A Maria hoje quer ajudar ainda mais o próximo. Quero continuar ajudando a AACC [Associação de Apoio à Criança com Câncer] e ajudar quem precisa, porque só quem tem uma doenças dessas sabe como é. Quero ir conversar com pessoas que têm câncer, quero passar força. O mais importante é ter fé em Deus. Acho que hoje estou aqui por Deus. Deus cuida, Deus salva".

Ela afirmou que, durante o tratamento, sempre esteve confiante de que iria vencer a doença. "Nunca pensei que ia morrer, sempre pensei em viver, porque eu gosto de viver. Pensei 'vou encarar essa, vou viver e vou aprender'", declarou.

Maria ainda aproveitou a entrevista para alertar sobre a necessidade de fazer exames preventivos: "Você tem que estar de olho no seu corpo por dentro e não pensar só por fora. Se um dia você descobre uma doença, é muito fácil de tratar no início. É também muito importante alertar as pessoas que você pode conseguir um corpo bonito só se alimentando bem e treinando. Você não precisa de nada artificial".

Entenda o caso
Maria Melilo foi internada no início do mês no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para se submeter à cirurgia que retirou 70% de seu fígado. Ela foi operada pelo médico oncologista Frederico Costa e, na mesma semana, já teve alta e foi para sua casa.

Por conta da doença, ela terá restrições alimentares e não poderá mais ingerir bebidas alcoólicas

Em entrevista ao UOL por e-mail, Maria reconheceu que o uso de anabolizantes pode ter colaborado para a evolução da doença.

"Estou me sentindo bem, minha recuperação está rápida e me sinto melhor com o passar do tempo. Acredito que o uso de anabolizantes pode ter contribuído para a doença. De qualquer forma, não recomendo o uso a ninguém", disse a ex-BBB.

Maria aproveitou para deixar uma mensagem para os jovens que fazem uso de esteroides. "Exercícios físicos e uma dieta balanceada são a melhor maneira de se buscar o corpo desejado com saúde. Não podemos colocar nossa vaidade na frente de nossa saúde", aconselha. 

Com a doença, Maria diz que passou a ver a vida de uma forma diferente. "Passei a me preocupar mais com as outras pessoas e a dar mais valor aos pequenos momentos que passamos com nossa família e nossos amigos", diz ela, que buscou forças na religião para encarar a luta contra o câncer.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos