Ex-assistentes acusam Nigella de usar cocaína e outras drogas por dez anos

Do UOL, em São Paulo

  • Toby Canham/Getty Images

    10,jan.2013 - Nigella Lawson em evento da Disney ABC em hotel em Pasadena, Califórnia

    10,jan.2013 - Nigella Lawson em evento da Disney ABC em hotel em Pasadena, Califórnia

A chef de cozinha mais famosa da TV, Nigella Lawson, está sendo acusada por duas ex-assistentes de ter usado cocaína e outras drogas durante mais de uma década. A informação é do jornal britânico "The Guardian".

A afirmação foi feita pelos advogados de defesa das irmãs italianas Francesca a Elisabetta Grillo, que enfrentam uma ação na Justiça por fraude de cerca de 300 mil libras no patrimônio de Nigella e de seu ex-marido, o colecionador de arte Charles Saatchi.

O rumor surgiu durante as audiências que precedem o julgamento das irmãs e foi usado como justificativa pela fraude. As irmãs dizem que Nigella teria autorizado os gastos em troca de ambas não revelarem ao marido sobre seu abuso de substâncias legais e ilegais.  

O juiz da corte de Isleworth, onde o caso será julgado, emitiu uma ordem restritiva de divulgação das acusações após o surgimento de um e-mail em que Saatchi teria enviado a Nigella dizendo que acredita na alegação das ex-assistentes.

O magistrado teria lido parte do e-mail que dizia o seguinte: "É claro que as irmãs Grillo vão se livrar das acusações dizendo que você estava tão chapada que permitiu que elas gastassem o que quisessem. E sim, eu acredito em cada palavra delas."

Em outro pronunciamento, feito na segunda-feira (25), Saatchi disse: "Quando eu mandei aquele mail eu estava completamente atônito com o tanto de drogas que elas dizem que ela usou. De qualquer modo, eu acreditei nas alegações. Fui questionado sobre a credibilidade da acusação feita e estava apenas especulando que as irmãs iriam usar isso para se defenderem."

As irmãs trabalharam como assistentes do casal em sua casa em Londres antes de eles se divorciarem em julho deste ano, após dez anos de casamento. Elas são acusadas de "abuso de confiança", fraudar cartões de crédito e gastar mais de 300 mil libras com futilidades, o que inclui roupas de grife, táxis e viagens de primeira classe.

Agressão e divórcio

A vida pessoal de Nigella Lawson ganhou notoriedade quando, em junho deste ano, foram divulgadas fotos em que seu marido aparece estrangulando a cozinheira em um restaurante em Londres.

Saatchi xingou a mulher durante a discussão e agarrou o pescoço de Nigella, que parecia impotente e petrificada. 

Em um primeiro momento, ele usou apenas a mão esquerda, depois ambas. Em uma determinada hora, Charles beliscou seu nariz e em seguida, empurrou as duas mãos em seu rosto. Nigella virou a cabeça para trás, como se estivesse com medo.

Ainda de acordo com a notícia do "Guardian", durante a audiência, o advogado de Elisabetta Girllo, Anthony Metzer, relacionou as agressões sofridas pela cozinheira à suposta fraude de sua cliente e ao abuso de drogas de Nigella.

"As agressões do senhor Saatchi contra Nigella podem ter algo a ver com seu uso de drogas e com as questões tratadas atualmente nessa corte."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos