Paparazzi brasileiros lucram com jogadores e familiares durante a Copa

Amanda Serra

Do UOL, em, São Paulo

  • Reprodução/Montagem UOL

    De biquíni, Coleen Rooney foi mais lucrativa do que Sara Carbonero

    De biquíni, Coleen Rooney foi mais lucrativa do que Sara Carbonero

Acostumados a fotografar celebridades nacionais em aeroportos, praias e festas no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, os paparazzi brasileiros mudaram o foco em junho, por conta da Copa do Mundo. Entre os fotografados que mais fizeram sucesso, estão os jogadores das seleções da Inglaterra e da Holanda, suas mulheres, namoradas e filhos. Destaque para a jornalista Sara Carbonero, mulher do goleiro espanhol Iker Casillas, e Colleen Ronney, mulher do jogador Wayne Rooney, da Inglaterra.

"As fotos da Coleen Rooney foram mais lucrativas do que as da Sara Carbonero, por exemplo, porque ela estava de biquíni. Em outras, ela aparece passeando no zoológico, visitando o Cristo Redentor. E a maioria foi exclusiva. Uma celebridade de biquíni vale muito mais que uma de roupa. Tudo é uma história. Tabloide inglês gosta muito de história, a imagem tem que contar isso", afirmou um paparazzo da AgNews que preferiu não ter seu nome divulgado. Durante a Copa, a agência contratou mais oito fotógrafos para reforçar a equipe de 30 pessoas.

Sem revelar quanto a imprensa internacional pagou pelas imagens de Sara e Coleen, o representante explica que os melhores mercados para se vender uma imagem são Estados Unidos, Austrália e Inglaterra. "Eles são os que pagam melhor. Portugal e Espanha são horríveis", contou. A empresa costuma repassar seus materiais para a AKM imagens, responsável pela comercialização no exterior.

AgNews
Fotos de jogadores holandeses, como Van Persie, no Rio foram requisitadas por veículos internacionais
Para Bruno Alessandro, da área comercial da agência americana AKM no Brasil, cada celebridade tem um valor específico dependendo do país. "Shakira e o Piqué (Gerard) com o filho sempre vendem muito. Os jogadores da Holanda também venderam durante a Copa", afirmou.

Em maio, uma única imagem do casamento da socialite Kim Kardashian com o rapper Kanye West, por exemplo, foi vendida para revista americana "People" por U$S 250 mil. "O mercado de paparazzi é muito voraz no EUA. Uma única revista pagou isso em apenas uma imagem. O Brasil segue o mesmo caminho que o americano, mas está muito longe ainda. Muitos veículos brasileiros ainda reproduzem muitas fotos sem pagar por elas", analisou Bruno.

De acordo com a AgNews, outra famosa que faz muito sucesso no mercado nacional e internacional é a modelo brasileira Gisele Bündchen. "Fotos da Gisele sempre rendem, vendem até na Turquia, além dos mercados americanos e europeus", disse o responsável, que costuma receber em dólares.

Nem tão bom assim...
O editor Ricardo Leal da agência FotoRioNews se desapontou um pouco com o mundial, mas mesmo achando fraco, conseguiu exportar algumas imagens.

"Esperava bem mais em termos de valores. De 0 a 10, o lucro foi de 5,5. Mas só receberemos o cachê daqui dois meses, aí sim saberei exatamente quanto foi. Imagens do uruguaio Luis Alberto Suárez e dos jogadores da seleção da Inglaterra foram as mais requisitadas", contou Ricardo que também repassa seu material para AKM.

Em relação à rotina, Leal não sentiu uma grande pressão, já que a maioria das imagens são feitas em ambientes externos e não nos estádios. "A gente não mudou muito o esquema de trabalho. A não ser ter escalado alguns fotógrafos em hotéis dos jogadores", afirmou.

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