"Tem ex-mulher que vai se aborrecer comigo", diz Ronnie Von sobre biografia

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

Por décadas ele foi o príncipe que encantou uma geração de mulheres. E até hoje Ronaldo Lindenberg von Schilgen Cintra Nogueira, o Ronnie Von, arrebata corações. Piloto de avião e quase economista, ele se tornou cantor contra a vontade do pai, ameaçou o reinado de Roberto Carlos e arrastou multidões por onde passava.

Essas e outras curiosidades estão na biografia do cantor e apresentador, "Ronnie Von – O Príncipe Que Podia ser Rei", escrita pelos jornalistas Antonio Guerreiro e Luiz Cesar Pimentel, lançada nesta nesta sexta-feira (1), na Avenida Paulista, em São Paulo, onde centenas de fãs o esperavam por uma foto e autógrafo. Todos foram atendidos.

"Estou absolutamente chocado com toda essa gente, não esperava. Estou muito feliz, é o melhor retorno que poderia receber da minha carreira", disse, emocionado, à reportagem do UOL. Nada na obra foi censurado, segundo o biografado.

"Eu aprovei tudo. Claro que tinha coisas que poderiam ser inconfessáveis, mas foram publicadas. Tem ex-companheiras que vão contestar, vão se aborrecer comigo, mas jamais iria censurar ou pedir que não fosse publicada alguma coisa", afirmou Ronnie Von, que completou 70 anos de idade no mês passado.

O cantor e apresentador não citou os motivos que levariam suas "ex-pares", como ele definiu, se aborrecer. Mas folheando o livro, os leitores vão descobrir detalhes de sua vida amorosa bastante conturbada, como por exemplo, que uma de suas namoradas era 25 anos mais velha do que ele e muito amiga de sua mãe, o que provocou uma tremenda briga entre as duas. E que sua primeira esposa, Aretusa, nunca apareceu em público ao lado do marido porque, no auge do sucesso, o empresário de Ronnie achava viável para carreira dele que se apresentasse como "solteiro" para as fãs.

Francisco Cepeda/AgNews
Ronnie Von entre os autores de sua biografia, Luiz Cesar Pimentel (à esq.) e Antonio Guerreiro

Além disso, Ronnie foi traído por outra namorada, Anna Luiza. A relação deixou cicatrizes tão profundas que o apresentador até hoje se recusa a falar o nome dela. No livro a própria Anna assume que o traía, mas afirma também que foi traída, o que ele nega.

Ronnie está casado há 27 anos com Cristina, a Kika, e é pai de três filhos: Ronaldo e Alessandra, da relação com Aretusa, e Leo, da união com Kika.

Outro trecho que chama atenção é a rivalidade entre Ronnie Von e Roberto Carlos na época da Jovem Guarda ao ponto do Rei ter colocado uma foto do Príncipe na sua frente dentro de um estúdio e cantado a música "querem acabar comigo, mas isso eu não vou deixar". Questionado pela reportagem se os dois eram rivais, o apresentador negou:

"Essa rivalidade foi criada por assessorias na época. Mas realmente fui proibido de ir a programas da Jovem Guarda e os cantores da Jovem Guarda eram proibidos de irem ao meu. Mas nada de tão grave aconteceu", garantiu Ronnie Von, que apresenta o programa "Todo Seu", na TV Gazeta, desde 2004.

Príncipe, gentleman, encantador. Estes são alguns dos adjetivos que as fãs rotulam Ronnie Von. Mas o cantor e apresentador, que se considera uma pessoa tranquila, já teve um ataque de fúria, como também é contado na biografia. Ele explica:

"Uma vez, quando eu era casado com a Aretusa, me xingaram de gay e minha mulher de travesti. Eu não sou agressivo, nunca procurei briga, mas tudo tem limite, sou um ser humano. Imagina você ouvindo isso no meio da rua. Joguei o meu Fusca em cima do cara e fomos todos para a delegacia", contou, aos risos.

"Estado de choque"

Ronnie Von disse que ao ler sua biografia pela primeira vez entrou em "estado de choque". "Fiquei absolutamente emocionado, me sentindo muito mais humano do que sempre me senti. Eu devo ter errado tanto que talvez os meus erros possam servir para ajudar alguém. Esse é um dos momentos mais importantes da minha vida", afirmou.

Apesar de ter uma biografia autorizada, Ronnie Von não se prolongou sobre o assunto da proibição das biografias não autorizadas, que voltou a ser debatida em 2013 quando a produtora Paula Lavigne afirmou em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo" que os músicos estavam se mobilizando para impedir a mudança na legislação que submete a publicação de biografias à autorização dos biografados.

"Sou uma pessoa comum como qualquer outra. É a nossa história que nos deixa humanizado. E o povo tem que saber. É impossível você não continuar a ler. É muito interessante, é minha historia. É uma leitura impecável. Estou muito orgulhoso e feliz. Estou me sentindo muito vivo com esse livro", declarou.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos