Narjara Turetta passa por dificuldades financeiras: "Preciso trabalhar"

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

  • Reprodução/Instagram/Narjara Turetta

    Pelo Instagram, Narjara Turetta posa com a mãe e pede ajuda: "Estou precisando de um andador e uma cadeira de banho pra ela"

    Pelo Instagram, Narjara Turetta posa com a mãe e pede ajuda: "Estou precisando de um andador e uma cadeira de banho pra ela"

Com 42 anos de carreira, Narjara Turetta enfrenta dificuldades financeiras e busca uma oportunidade profissional. A atriz, que estreou em novelas em 78, em "Papai Coração", conversou com o UOL na noite desta terça-feira (26) e contou que está com a mãe Maria Antônia, 78 anos, de cama, em casa, após passar cinco dias internada no Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio de Janeiro, por complicações da diabetes. Por conta dos remédios, as despesas mensais aumentaram bastante.

"Os amigos ajudam, alguns remédios consigo pela farmácia popular, mas não posso pagar uma pessoa para ficar com ela e cuidar. Ela é pesada, está com fraqueza nas pernas, cai e tenho dificuldades para levantá-la sozinha. Sou filha única, preciso voltar a trabalhar pois o dinheiro está acabando", explica.

Sem um papel na televisão desde "Salve Jorge", que terminou em 2013, Narjara estava trabalhando como dubladora, de filmes e desenhos, dando aulas na Casa de Artes Laranjeitas (CAL) e participando de palestras.

"Não fico de braços cruzados não. Estava dando aulas de teatro, mas elas acontecem por períodos pequenos, faço palestras de motivação, workshops", explica ela, que desistiu de vender água de coco.

"Fiquei sete anos no ramo, mas não estava dando mais dinheiro. O coco é caro, o copinho também. No inverno vende pouco. Quero trabalhar, não importa se é na televisão, já tentei na Globo, Record, os canais fechados também estão produzindo série independentes, mas é difícil o contato com eles, não existe só uma emissora".

Divulgação/TV Globo
Narjara Turetta interpretou Buquê em "Salve Jorge"
A atriz conta que já pediu emprego para vários autores, mas que quase nunca tem um retorno. "A maioria nem me responde. Soube que talvez o Aguinaldo (Silva) me encaixe em alguma novela, mas não tem nada oficial", diz ela, que aproveita para destacar que sempre foi uma funcionária exemplar.

"Chegava na hora, decorava os textos, nunca dei trabalho".

Para conseguir uma renda extra, Turetta não descartaria um convite para participar do reality show da Record, "A Fazenda". "Acho que faria sim, se conseguisse alguém para ficar com a minha mãe. O prêmio é bom, valeria a pena".

Do tempo de TV, Narjara conta que a amizade que se mantém firme e forte é com a atriz Gloria Pires.

"Amiga mesmo é a Glorinha Pires, ela é minha irmã, me ajuda de todas formas. São 34 anos de amizade. Quando a minha mãe estava no hospital ela mandou o motorista dela levar travesseiros e cobertor. Nos conhecemos porque a mãe dela admirava o meu trabalho na TV. Ela já tentou várias vezes que me colocassem em alguma novela, mas não depende dela. Entrei em "Direito de Amar", em 1987 por causa dela. Foi ela que lembrou do meu nome".

Solteira há mais de cinco anos, Narjara diz que sente falta de uma companhia. "Já perdi as contas de quanto tempo estou sozinha. Infelizmente meus namoros não deram certo. Sinto falta de um companheiro, mas ainda dá tempo de encontrar um, sempre dá tempo", brinca ela, que não descarta a possibilidade de adotar um filho.

"Preciso de um filho para cuidar de mim".

"Nossos hospitais públicos tinham que funcionar bem"

Sem plano de saúde, assim como sua mãe, Narjara conta que faz tempo que não marca um exame de rotina, já que pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é difícil agendar qualquer consulta ou exame.

"Nem sonho em tentar. Durante o tempo que vendia água de coco não ia ao médico, graças a Deus não precisei. Nossos hospitais tinham que funcionar bem, como nos Estados Unidos e Canadá. Neste período que minha mãe ficou internada, o atendimento foi bacana, na medida do possível. O problema é que lá eles não tinham todos os exames", lamenta.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos