Taynná Pina, de "Hoje é Dia de Maria", vira modelo plus size aos 17 anos

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

Quem vê Taynná Pina nos dias de hoje talvez não a associe à personagem Joaninha, que a tornou famosa em "Hoje é Dia de Maria". Dez anos depois de interpretar a menina que adorava comer milho na fábula adaptada para a TV por Luiz Fernando Carvalho, a jovem de 17 anos resolveu seguir o sonho de ser modelo plus size, sem deixar de lado a carreira de atriz.

"Comecei há pouco tempo, mas fotografar sempre me interessou bastante porque tenho um irmão que é fotógrafo. Quando as modelos plus size surgiram acabou sendo um grande incentivo para mim. Fico muito feliz que esse tipo de beleza esteja sendo valorizado", diz Taynná.

Ela conta que as pessoas de seu convívio, as quais já diziam que ela tinha um rosto muito bonito, aprovaram de imediato a sua decisão de investir na carreira de modelo, mas reconhece que as críticas existem independentemente do padrão de beleza do universo das passarelas.

Divulgação O fato de eu ser gorda não quer dizer que eu tenha um problema de saúde, como ter pressão alta ou um problema no coração Taynná Pina
"As críticas fazem parte de qualquer profissão. Comigo, às vezes as pessoas confundem o fato de você ser gorda com doença. O fato de eu ser gorda não quer dizer que eu tenha um problema de saúde, como pressão alta ou um problema no coração. Conheço pessoas magérrimas que têm muitos problemas de saúde", observa.

No fim da adolescência, Taynná acredita que nunca tenha sofrido de baixa autoestima por seu tipo físico graças ao apoio familiar.  "Sempre vivi no meio de uma família que sempre falou que eu era muito bonita. Nunca fui uma pessoa de baixo astral e na escola nunca sofri com o preconceito. Tenho tantos amigos que nunca tive esse problema."

"O preconceito existe, você ouve um a piadinha aqui e ali, mas nunca me importei com isso. Não vale a pena dar muita atenção", pondera ela, que tem como inspiração a atriz Fabiana Karla e a modelo Fluvia Lacerda. "Elas tiveram coragem para se assumir da forma como são", aponta.

Com 1,58 de altura e 84 quilos, a modelo procura equilibrar a dieta alternando alimentos saudáveis com outros mais calóricos, sem deixar de comer os pratos que mais lhe dão prazer. "Não tenho uma dieta certa porque não vou ficar me privando do que eu gosto. Gosto de comer, comer é bom. Não ligo muito para doce, prefiro salgado. Se colocar um prato de pavê e um de lasanha vou preferir o de lasanha (risos)", afirma. 

"Nunca desisti de ser atriz"

Taynná se lembra com carinho do trabalho que a lançou como atriz mirim e deixa claro que não abriu mão da encenação. "Nunca desisti. Depois que saí do "Hoje é Dia de Maria", comecei a fazer teatro e fiz várias participações na TV. A Globo sempre me chamou para fazer pontas. Queria me dedicar aos estudos e fiz curso de teatro. Atuar é a minha maior paixão e pretendo conciliar essas duas profissões", declara ela, que aguarda por convites para voltar à telinha.

Entre as melhores recordações da minissérie global, ela fala da experiência que ganhou com Fernanda Montenegro, que interpretava a sua mãe. "Ela é uma pessoas incrível, um ser humano fora do normal. É impossível estar em contato com ela e não aprender alguma coisa" . 

Assista ao making of de Taynná Pina:

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos