Hassum anuncia cirurgia para redução de peso e inspiração em André Marques

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    O ator Leandro Hassum em cena do filme "Vestido para Casar", de 2013

    O ator Leandro Hassum em cena do filme "Vestido para Casar", de 2013

Leandro Hassum anunciou na manhã desta sexta-feira (26) que fará uma cirurgia para redução de peso em novembro. Segundo o ator e comediante, a inspiração veio do amigo e confidente André Marques, que também realizou um procedimento cirúrgico e perdeu cerca de 50 quilos.

"Eu sou um caso muito perigoso. Sou um gordo saudável. Se pegarem os meus exames, ninguém diz que sou gordo. E as taxas são maravilhosas", iniciou o ator. "Eu descobri que tenho uma doença chamada obesidade mórbida. De repente como o mesmo que você [Fátima Bernardes], mas engordo. Sou um cara supervaidoso, mas não é uma questão de vaidade. Eu trabalho com vigor físico e, quando dou uma cambalhota, preciso de quatro dias para me recuperar", acrescentou em seguida durante entrevista ao "Encontro com Fátima Bernardes" desta sexta-feira (26).

Por isso, e temendo complicações, Hassum anunciou a cirurgia. "Eu vou operar o estômago em novembro. Há muitos anos que venho amadurecendo. Eu dizia 'não, não vou operar'. Mas vi o André [Marques]. Somos muito amigos. E se ele, que é medroso... Me inspirei no André Marques, que é meu confidente, e vou fazer um procedimento chamado by pass", brincou o ator.

"Eu sou gordo de raiz e não me imagino magro. Apesar da obesidade, sou muito saudável e minhas taxas são excelentes", completou.

Em entrevista ao UOL, em 2013, Leandro Hassum já havia demonstrado incômodo com o seu peso. "Emagreci para ficar gordo", brincou o ator, que chegou a pesar 150 quilos. "Estou fazendo um controle alimentar, além de contar com a ajuda de um personal trainer", explicou Leandro, que tem praticado stand up paddle. "A diferença é que não uso uma prancha, uso uma barca", disse, arrancando gargalhadas dos presentes.

Levantamento no Brasil

O número de brasileiros mortos por complicações diretamente relacionadas à obesidade triplicou em um período de dez anos, no país, revela levantamento inédito feito pelo Estadão Dados com base em informações do Datasus. Em 2001, 808 mortes tiveram a doença como uma das causas. Em 2011, último dado disponível, o número passou para 2.390, crescimento de 196%.

O aumento também foi significativo quando considerada a taxa de mortos por 1 milhão de habitantes. No mesmo período de dez anos, a taxa dobrou. Foi de 5,4 para 11,9, segundo dados do Ministério da Saúde.

Os dados levam em consideração as mortes nas quais a obesidade aparece como uma das causas no atestado de óbito. Segundo especialistas, como o excesso de peso é fator de risco para diversos tipos de doenças, como câncer e diabetes, o número de vítimas indiretas da obesidade é ainda maior.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos