Novo visual de Renée Zellweger confirma: é proibido envelhecer em Hollywood

Do UOL, no Rio

  • Getty Images

    Renée Zellweger não assume que fez uma cirurgia plástica: "Estou feliz que as pessoas me achem diferente!"

    Renée Zellweger não assume que fez uma cirurgia plástica: "Estou feliz que as pessoas me achem diferente!"

A nova aparência da premiada atriz Renée Zellweger voltou a colocar em discussão um dos maiores dramas que a indústria do entretenimento dos Estados Unidos esconde e que muitas artistas tentam remediar com o uso do bisturi: envelhecer é proibido em Hollywood. 

Com um vestido preto, que até ressaltou a sua boa forma física, Zellweger apresentou o novo visual no tapete vermelho de um evento em Los Angeles que, ironicamente, celebrava o sucesso das mulheres  no cinema.
 
O assunto virou viral e entrou como um dos assunto mais comentados no Twitter. Foram milhares de comentários para o bem e para o mal - a grande maioria - sobre a mudança de Renée, como o de @valeriatorres79, que escreveu: "OMG o que aconteceu com Renée Zellweger? Está irreconhecível".
 
A usuária @alemarie04 também expressou surpresa ao dizer "mentira que é Renée Zellweger... é totalmente outra", enquanto @FB_BMB se perguntou: "que demônios aconteceu com Renée Zellweger? Acho realmente triste".
 
"Em Hollywood é raro que as mulheres não façam esse tipo de cirurgia para aparecer mais jovens. Os diretores de casting e dos filmes não te contratam se você parece mais velha", disse à AFP a blogueira Sasha Stone, fundadora do site www.awardsdaily.com.
 
Para a blogueira Zellweger sucumbiu à "obsessão norte-americana" pela eterna juventude. "Ao contrário do Reino Unido e da França, as mulheres não podem envelhecer nos Estados Unidos, são rechaçadas".
 
Eterna juventude  
 
Susan Sarandon, Geraldine Chaplin, Jodie Foster e Sally Field são algumas das atrizes que levantaram suas vozes contra este fenômeno que as aposenta ao superar a barreira dos 40 anos. Depois de saborear o sucesso e ganhar os mais importantes prêmios, a indústria fecha as portas para elas à medida que chegam suas rugas.
 
Mas há uma longa lista de artistas que apostaram na magia da cirurgia plástica para rejuvenescer a aparência e manter em alta as possibilidades de trabalho, como Nicole Kidman, Demi Moore, Julia Roberts, Meg Ryan, Sharon Stone, Jane Fonda e Melanie Griffith.
 
"Ao operar, elas têm esperança de conseguir os papéis principais porque não querem fazer uma avó", diz Sasha Stone, para quem "a culpa é dos que fazem os filmes, apesar de dizerem que é do mercado". E o mercado é dominado por um público masculino jovem que pede muita ação com personagens dinâmicos e fantásticos.
 
A atriz que encarna atualmente o gosto da audiência é Jennifer Lawrence, loira de olhos azuis e 1,75 metro de altura que se transformou em "sex symbol" graças a filmes como "Jogos Vorazes" e "X-Men" e pode se orgulhar de ter um Oscar aos 24 anos.
 
A indústria não pressiona da mesma forma os homens, que alcançam seus maiores êxitos na idade madura. As mudanças estéticas de Mickey Rourke ou John Travolta não levaram a tanta polêmica.
 
Aumento do número de cirurgias plásticas 
 
Em 2013 foram feitas nos Estados Unidos 7 milhões de cirurgias estéticas em mulheres entre 40 e 54 anos, 49% do total. As injeções de botox e a reconstrução das pálpebras foram as mais procuradas.
 
O cirurgião plástico Ashkan Ghavami, com um consultório em Beverly Hills frequentado por famosas, acredita que as celebridades devem lidar hoje em dia com a pressão de parecerem sempre maravilhosas. 
 
"Atualmente existem filmes em alta definição e programas que como maquiar as rugas. Com isso, há muita pressão sobre os famosos para parecerem bem na vida real", disse o cirurgião à AFP, que analisou a transformação de Renée: " Ela esticou demais as pálpebras e colocou muito botox nas sobrancelhas. Por isso, qualquer um pode dizer que ela foi operada".
 
Diante de tanta polêmica  com relação ao seu novo visual, Zellweger tentou amenizar  ao dizer que foram apenas mudanças de rotina e que está se cuidando mais. "Estou feliz que as pessoas me achem diferente! Estou vivendo uma vida mais plena, diferente, feliz, e me entusiasma que possam notar", disse em entrevista à revista People, sem confirmar a uma possível cirugia plástica. "Talvez tenha um aspecto diferente. Quem não tem quando envelhece? Mas sou diferente e estou feliz", declarou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos