Colaboradores de Shia LaBeouf confirmam que ator sofreu abuso sexual
Do UOL, em São Paulo
-
John Minchillo/AP Photo
Shia LaBeouf foi abusado em exposição
Dois artistas que colaboraram com Shia LaBeouf durante a instalação artística #IAMSORRY confirmaram que o ator foi abusado sexualmente por uma mulher durante a exibição. Por meio de suas contas no Twitter, o britânico Luke Turner e a finlandesa Nastja Säde Rönkkö se pronunciaram sobre o caso no último domingo (30).
"Em nenhum lugar dissemos que as pessoas poderiam fazer o que quisessem durante a #IAMSORRY. Assim que soubemos que o incidente estava começando a acontecer, nós demos um fim a ele e asseguramos que a mulher fosse embora", escreveram os artistas.
Ao ser questionado pelo jornalista Piers Morgan sobre o porquê de terem deixado a mulher sair sem ser questionada sobre seu ato, Turner deu mais detalhes do ocorrido. "No momento, não estava precisamente claro o que havia acontecido, e a primeira prioridade era garantir a segurança de todos na galeria. Ela fugiu, em vez de ter simplesmente ido embora. Além disso, não posso comentar".
Nowhere did we state that people could do whatever they wanted to Shia during #IAMSORRY.
— Luke Turner (@Luke_Turner) November 30, 2014
As soon as we were aware of the incident starting to occur, we put a stop to it and ensured that the woman left.
— Luke Turner (@Luke_Turner) November 30, 2014
@piersmorgan It wasn't clear at the time precisely what had happened, & the 1st priority was to ensure everybody's safety in the gallery…1/2
— Luke Turner (@Luke_Turner) November 30, 2014
@piersmorgan She ran out, rather than simply walking away. Beyond that, it's not my place to comment. 2/2
— Luke Turner (@Luke_Turner) November 30, 2014
O abuso
Em entrevista à revista "Dazed and Confused", publicada na última quinta-feira, Shia LaBeouf contou que uma mulher se aproveitou dele durante a instalação #IAMSORRY, na qual ele tinha de ficar imóvel e em silêncio.
"Uma mulher veio com o namorado, que estava do lado de fora da sala quando isso aconteceu, bateu nas minhas pernas por dez minutos, tirou minhas roupas e me estuprou... Então, ela saiu com o batom borrado e foi encontrar o namorado, que eu imagino ter ficado bem magoado com isso. Tudo isso aconteceu na frente de centenas de pessoas. Não foi bom. Não apenas para mim, mas também para o homem dela", afirmou Shia.
O ator ainda contou que o caso chegou aos ouvidos de sua namorada, Mia Goth, que o viu momentos depois do ocorrido. "Ela estava na fila para me ver, porque era Dia dos Namorados e eu estava vivendo na galeria, dormindo em um saco de dormir por toda a duração do evento – ficamos separados por cinco dias. Sem comunicação. Então isso também a magoou muito, já que, imagino, as notícias foram levadas pela fila. Ela estava a apenas 25 pessoas de distância. Quando ela chegou, ela pediu uma explicação e eu não podia falar, então nós dois lidamos silenciosamente com esse trauma inexplicado. Foi doloroso. A parte mais difícil da instalação".
A instalação foi montada por Shia após ele se envolver em um escândalo de plágio, em uma forma de se retratar com o público. Nela, o artista ficava imóvel e silencioso, com uma sacola de papel sobre seu rosto.