Shia LaBeouf diz que foi abusado sexualmente durante instalação artística

Do UOL, em São Paulo

  • Mike Segar/Reuters

    Shia LaBeouf disse que foi abusado sexualmente enquanto estava em instalação

    Shia LaBeouf disse que foi abusado sexualmente enquanto estava em instalação

Shia LaBeouf disse que foi abusado sexualmente durante uma instalação artística da qual fez parte no início do ano. Em entrevista à revista "Dazed and Confused", publicada na última quinta-feira (27), o ator contou que uma mulher se aproveitou dele, que tinha de ficar imóvel, em silêncio e com uma sacola tampando sua cabeça na exibição.

"Uma mulher veio com o namorado, que estava do lado de fora da sala quando isso aconteceu, bateu nas minhas pernas por dez minutos, tirou minhas roupas e me estuprou... Então, ela saiu com o batom borrado e foi encontrar o namorado, que eu imagino ter ficado bem magoado com isso. Tudo isso aconteceu na frente de centenas de pessoas. Não foi bom. Não apenas para mim, mas também para o homem dela", afirmou Shia.

O ator ainda contou que o caso chegou aos ouvidos de sua namorada, Mia Goth, que o viu momentos depois do ocorrido. "Ela estava na fila para me ver, porque era Dia dos Namorados e eu estava vivendo na galeria, dormindo em um saco de dormir por toda a duração do evento – ficamos separados por cinco dias. Sem comunicação. Então isso também a magoou muito, já que, imagino, as notícias foram levadas pela fila. Ela estava a apenas 25 pessoas de distância. Quando ela chegou, ela pediu uma explicação e eu não podia falar, então nós dois lidamos silenciosamente com esse trauma inexplicado. Foi doloroso. A parte mais difícil da instalação".

O abuso não foi a única dificuldade enfrentada por Shia. "Alguns caras entraram, pegaram minha sacola, tiraram um selfie sem olhar nos meus olhos e foram embora. Isso foi horrível", contou. A instalação, chamada #IAMSORRY (me desculpe, em tradução livre), foi montada por Shia após ele se envolver em um escândalo de plágio, em uma forma de se retratar com o público. Nela, o artista ficava imóvel e silencioso, com uma sacola de papel sobre seu rosto.

Apesar dos problemas, o ator afirmou que muitas pessoas foram solidárias com ele. "Eu fui de ser visto como uma celebridade ou um objeto a um sujeito humano. Eu estava genuinamente arrependido. Não era manipulação, eu estava inconsolável. Pessoas que nunca havia visto antes vieram e me amaram e amaram comigo. Alguns seguravam a minha mão e choravam comigo, outros me diziam para me resolver e me tornar um homem. Eu nunca experimentei amor assim, empatia, humanidade".

Entrevista silenciosa

A entrevista para a "Dazed and Confused" não foi comum. Shia deu suas declarações por email, e pediu que ele e a repórter se encontrassem e passassem uma hora de frente um para o outro, em silêncio. Os dois então fizeram isso, usando cada um uma câmera presa na testa.

Veja o resultado no vídeo abaixo.

INTERVIEW from Rönkkö / Turner on Vimeo.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos