Polícia investiga se aplicação de hidrogel em Urach seguiu normas técnicas

Do UOL, em Porto Alegre

  • Amauri Nehn/Photo Rio News

    Andressa Urach está internada em Porto Alegre desde o dia 29 de novembro

    Andressa Urach está internada em Porto Alegre desde o dia 29 de novembro

A Polícia Civil gaúcha instaurou um inquérito para investigar as causas das complicações de saúde que levaram a modelo e apresentadora Andressa Urach, 27 anos, a ser internada em estado grave. Andressa está na UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, desde o dia 29 de novembro, quando deu entrada na instituição com um severo quadro de inflamação na coxa devido a complicações depois da utilização do produto estético hidrogel. 

O caso pode ser configurado como lesão corporal, previsto no artigo 129 do Código Penal. "Temos que descobrir se, no caso dela, a substância foi injetada de acordo com as normas técnicas. Depois de se confirmar o que foi utilizado, vou recorrer à Secretaria de Saúde e ao Conselho de Medicina e verificar se quem fez a injeção da substância tinha permissão técnica para isso", afirmou ao UOL o titular da 14ª Delegacia de Polícia Civil, na zona norte de Porto Alegre, delegado Tiago Baldin.

Ele explica que deu início ao procedimento por haver indícios de crime de lesão corporal apontados nos laudos médicos. Entretanto, ele frisa que o hospital ou qualquer um de seus profissionais não estão sendo investigados. "Além do noticiário, estou me baseando nas notas oficiais do Grupo Hospitalar Conceição que divulgavam o estado de saúde da paciente. Há indícios de lesão corporal de natureza grave. Em razão disso, decidimos instaurar procedimento para verificar o fato", avalia. 

Baldim comenta que a popularidade de Andressa não influenciou sua decisão. "Temos centenas de procedimentos desse tipo aqui na 14ª Delegacia, que apuram supostos erros médicos. Às vezes fica comprovado o crime, outras não." 

Segundo ele, não há necessidade de uma queixa por parte da pessoa que se ente lesada para abrir a investigação. Conforme o delegado, a autoridade policial responsável pela área do hospital pode, pela mera ciência do fato, iniciar uma investigação mesmo sem receber provas ou denúncias.

O Hospital Conceição tem cinco dias para encaminhar à delegacia os laudos e boletins médicos de Andressa. O objetivo é tentar esclarecer quando sua sua internação de emergência foi provocada - se no momento da retirada do hidrogel ou anterior a isso. "Os próximos passos do inquérito serão definidos pelo o que o hospital me informar. Mas ainda não há investigados. Primeiro precisamos saber o que aconteceu, depois se estava dentro das normas técnicas e, posteriormente, se há elementos para serem levados à esfera criminal", destaca.  

Andressa "conversa espontaneamente"
Após três dias sob sedação, a apresentadora Andressa Urach está "acordada e conversando espontaneamente", informa o boletim médico divulgado na tarde desta sexta-feira (5). Ainda não há previsão de alta da UTI.

Em conversa com o UOL na última quinta, o cirurgião-plástico Pedro Alexandre da Motta Martins contou que Andressa o agradeceu por ter salvado sua vida. "Ela acordou ontem e disse que estava com fé de sair desta muito rápido. Agradeceu aos cuidados e disse que sabia o risco que corria", afirmou o médico.
 
De acordo com Pedro, o estado de Andressa era gravíssimo. "Ela corria risco de morte, na terça não sabíamos se ela sobreviveria. Os rins estavam parados e ela estava respirando com ajuda de aparelhos, além dos medicamentos para manter o coração em funcionamento. Agora, a infecção está controlada. O processo é lento, mas acreditamos que será mais rápido do que imaginamos. A gente está avaliando a situação", disse ele, que estuda retirar a apresentadora da UTI na próxima semana.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos