Documentário contará trajetória política de Jean Wyllys depois do "BBB"

Felipe Abílio

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Jean Wyllys terá vida política contada em documentário

    Jean Wyllys terá vida política contada em documentário

Vencedor da quinta edição do "Big Brother Brasil", Jean Wyllys terá sua vida pós reality show retratada no cinema. Jornalista e mestre em Letras e Linguística, Jean migrou para a política depois da exposição no programa da Globo, defendendo os direitos da comunidade LGBT, e foi eleito pela primeira vez como deputado federal em 2010, reeleito em 2014.

Carlos Juliano Barros, diretor do projeto, explicou que "Tempos de Jean Wyllys" vai contar a jornada no deputado na política.

"Também sou jornalista e fiz um perfil dele logo que foi eleito em 2010 para a revista 'Rolling Stone', foi daí que surgiu a ideia. O filme não será sobre a vida do Jean, mas usará a ascensão politica de Jean como um fio condutor para discutir os assuntos voltados à comunidade LGBT e como esse debate todo se instalou no Congresso Nacional, já que esse assunto está bastante acalorado no mundo todo e o Jean foi um dos grandes responsáveis pelos debates no Brasil", contou.

Com a intenção de levar o longa aos cinemas e atingir todos os tipos de público, Carlos diz querer fugir do modelo convencional de documentários.

"É raro fazer um documentário com essa temática no Brasil, já que leis de incentivo matam as propostas mais polêmicas. A ideia não é um filme só para a comunidade LGBT, mas mostrar para as pessoas que não conhecem como é o dia dia no Congresso Nacional. Não será um documentário com entrevistas, aquela coisa quadrada, vamos mostrar os bastidores disso. Também vamos traçar um perfil da época em que a gente vive, das questões das redes sociais, internet, o Jean é vítima de vários ataques virtuais, mas também usa bastante as mesmas ferramentas para difundir seu trabalho".

Orçado em R$ 842.648, a produtora Lente Viva, que é responsável pelo projeto, conseguiu a autorização da Ancine para captar os recursos no final do ano passado. O longa, que já está sendo filmado há dois anos, tem previsão de ser lançado em 2016.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos