Empresário que ficou preso na Bolívia diz que Sean Penn salvou sua vida

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Sean Penn ajudou empresário norte-americano que foi preso na Bolívia

    Sean Penn ajudou empresário norte-americano que foi preso na Bolívia

O ator Sean Penn ajudou na recuperação do empresário norte-americano Jacob Ostreicher, que ficou preso por dois anos na Bolívia acusado de lavar dinheiro para o narcotráfico, mas nunca foi julgado. Em entrevista à agência Associated Press, Ostreicher falou sobre o papel que o artista teve durante a reconstrução de sua vida nos Estados Unidos, para onde foi levado em 2013 após conseguir escapar do país latino-americano.

"Ele é totalmente responsável, Sean, por salvar a minha vida. Ele é muito mais do que um amigo", disse o empresário, contando que foi recebido pelo ator no aeroporto internacional de Los Angeles quando finalmente deixou a Bolívia. O país acusou o governo norte-americano de organizar a fuga, mas tanto os Estados Unidos quanto Ostreicher negam as acusações.

Após chegar aos EUA, o empresário foi abrigado por Penn e contou com o apoio do ator enquanto tentava se restabelecer – durante sua prisão, seu casamento acabou e ele perdeu parte de seus bens. E, para ajudar Ostreicher, o artista o apresentou a Robert Downey Jr.

"Eu disse a Sean que gostaria de encontrar uma pessoa que perdeu tudo para me dar um motivo pelo qual eu deveria acordar todas as manhãs", afirmou ele. E Downey foi a escolha do ator, já que ele teve problema com drogas nos anos 1990 e acabou preso por um ano. Segundo Ostreicher, Downey deu conselhos a ele e mandou várias roupas "que literalmente valiam dezenas de milhares de dólares", incluindo ternos Gucci e um relógio Harry Winston.

Penn também ajudou o empresário a se preparar para um encontro com sua filha e seus netos, que ele já não via há muito tempo. "[Disse] preciso de uma camisa branca. Preciso de um terno preto. Preciso de um certo chapéu. E Sean pulou no carro dele e me trouxe seis chapéus. Ele disse 'um deles tem que ser o certo'".

No dia do encontro propriamente dito, os netos demoraram a se aproximar de Ostreicher. "Eles não me reconheceram, o homem velho e doente que me tornei", disse ele. O empresário então contou que começou a falar para as crianças sobre "o homem muito forte" que o ajudou e apontou para Penn. "Eu disse para Sean 'mostre seus bíceps para as crianças'. Sean literalmente ficou de joelhos, desabotoou sua camisa e flexionou seus músculos para os meus netos. E assim eles começaram a se aproximar de mim".

Questionado sobre esse incidente, Penn desconversou. "Jacob tem a mania de colocar alguém sob os holofotes", afirmou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos