"Chorei uns dez minutos", diz Dieckmann sobre crônica de Maria Ribeiro

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

Amiga de Maria Ribeiro há 20 anos, Carolina Dieckmann não escapou de virar "personagem" de uma das crônicas do livro "Trinta e Oito e Meio", que a atriz Maria Ribeiro lançou na noite desta quarta-feira (14), numa livraria da zona sul do Rio. Em "Carta para Carol", a autora relembra detalhes da relação das duas e até cita uma briga entre elas, fazendo uma espécie de mea-culpa.

"Ela me mostrou esse texto no dia do meu aniversário. Imagina se eu não chorei? Chorei uns dez minutos. A gente já tinha feito as pazes, ela acabou tornando isso público. Todo amigo briga. Nossa relação é muito intensa, íntima, são 20 anos. Digo sempre que amigos são a família que a gente escolhe", conta a atriz, que fez questão de esperar numa longa fila pela dedicatória no seu exemplar.

Assim como o texto ressalta, as duas têm temperamentos bem diferentes. Mas isso não impediu que se tornassem melhores amigas. "Eu sou prática, ela é mais teórica. Eu decido tudo rápido, ela gosta de elaborar mais. Sou mais simples, a Maria é mais erudita", enumera Carolina, que conheceu a amiga na época da peça "Confissões de Adolescente", na década de 90, e voltou a atuar ao lado dela recentemente, no filme "Entre Nós".

Por falar em cinema, Carolina acabou de rodar um longa-metragem dirigido por Marco Dutra no Uruguai, projeto sobre o qual faz extremo mistério, mas não esconde a empolgação em filmar em outra língua. "Não falava nada de espanhol, imagina decorar o roteiro em um mês. Mas a personagem é brasileira, então não tinha a obrigação de ficar sem sotaque. Não posso falar muito, porque a história é de suspense. Amei fazer", conta ela, que viajou com frequência para o Rio para ver os filhos, Davi e José. "As filmagens duraram 50 dias, mas por conta das crianças, não aguentei ficar direto lá. Ficava 15 dias, voltava e ficava aqui uma semana", explica.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos