Mulher com parte do pé amputado é barrada em Cannes por não usar salto alto

Do UOL, em São Paulo

O Festival de Cannes continua sendo alvo de polêmica por supostamente estar proibindo mulheres sem salto de cruzar o tapete vermelho do evento. Em entrevista à "BBC Radio 5 Live", na manhã desta terça-feira (20), a produtora de cinema Valeria Richter, que teve seu dedão e parte do se pé esquerdo amputados há dois anos, disse que teve problemas para entrar no evento por não estar usando salto alto.

"Eles apontaram o dedo para meu sapato, e, em seguida, fizeram um sinal de não. Eles não chegaram a falar, mas ficou muito claro que meu sapato foi um problema", disse.

Depois de muita conversa, a produtora disse que uma mulher liberou a sua entrada, mas enquanto caminhava para chegar à apresentação do filme "The Sea of Trees", ela foi interrogada novamente por quatro funcionários do Festival.

"Para mim é muito difícil manter o equilíbrio quando uso salto alto. Claramente eu poderia ter mostrado o meu pé para eles, o que tornaria a situação estranha, porque eu tinha uma explicação visível para não usar saltos. Apesar de eu ter conseguido entrar, algumas das minhas amigas foram barradas por não estarem usando salto alto", disse.

Na última segunda-feira, o diretor Asif Kapadia, que exibiu seu documentário sobre Amy Winehouse durante o festival, disse no Twitter que sua mulher recebeu tratamento semelhante, mas acabou entrando após conversar com os seguranças.

Entretanto, o diretor artístico do festival, Thierry Frémaux, desmentiu a suposta proibição em seu perfil no Twiiter.

"O rumor segundo o qual o Festival de Cannes exige salto alto para as mulheres é infundado", escreveu Thierry.

O tema invadiu inclusive uma coletiva de imprensa do elenco do filme "Sicario", do diretor canadense Denis Villeneuve, com Emily Blunt, Benicio del Toro e Josh Brolin.

"Francamente, todos deveriam usar sapatos baixos", disse Blunt, que chegou caminhando com dificuldade justamente por estar usando saltos muito altos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos