"O que esse piloto fez foi milagre", diz Otávio Mesquita após visitar Huck

Matias Salse

Do UOL, em São Paulo

O apresentador Otavio Mesquita esteve no hospital Albert Einstein, em São Paulo, no início da tarde desta segunda-feira (25), para visitar os colegas Angélica e Luciano Huck, internados desde domingo após sofrerem um acidente aéreo.

Na saída, ele disse que o casal está aliviado. "Eles estão tranquilos, eles reviveram. Eles estão bem, estão felizes porque os filhos estão bem", disse Mesquita.

O apresentador elogiou ainda a conduta do piloto Osmar Frattini, que fez um pouso forçado em um pasto a 30 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. "Pelo conhecimento que eu tenho de aviação, o que esse piloto fez foi um milagre."

"Fiquei muito impactado quando vi um do lado do outro. Com certeza agora eles estão mais espiritualizados, mais ainda do que já eram. Quando eu vi os dois, eu lembrei da minha família, dos momentos que eles passaram. Deus foi muito bom com eles", disse Mesquita.

Otávio Mesquita ainda fez uma declaração ao casal: "Quando eu soube desse acidente, eu me emocionei. E quando os vi agora, falei: 'Olha, Luciano e Angélica, eu não sabia que eu gostava tanto de vocês."

No início da tarde desta segunda-feira, o hospital Albert Einstein, onde Huck e Angélica estão internados, sem previsão de alta, divulgou boletins informando o estado de saúde dos dois pacientes. Huck teve uma vértebra quebrada e Angélica teve lesões na musculatura e um estiramento muscular no acidente. Os filhos dos apresentadores, Joaquim, Benício e Eva, e as babás Marcíleia Eunice Garcia e Francisca Clarice Canelo Mesquita, que os acompanhavam, também passaram pelo hospital, mas tiveram alta na madrugada.

O acidente

O avião, modelo Embraer 820C, decolou da Estância Caiman, na cidade de Miranda, e seguia para Campo Grande, em um trajeto de 230 quilômetros, quando sofreu uma falha. O piloto informou os controladores por volta das 11h deste domingo (24).

Segundo o capitão médico Mauro Pascale, que participou do resgate, a equipe foi acionada por um alerta de acidente aeronáutico. "Chegamos ao local com quase nada de informações. O Corpo de Bombeiros já tinha assistido as vítimas mais leves. Quem tinha o estado um pouco mais grave era o piloto, que bateu a testa no painel e tinha um traumatismo crano-encefálico leve. Ele estava consciente e foi evacuado pela nossa equipe", afirmou.

Num segundo voo ao local, a equipe coletou material e fez fotos para ajudar na investigação. Por meio de nota, a FAB  informou que uma equipe doQuarto Serviço Regional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 4) seguiu para o local para apurar as causas do acidente.

À tarde, Lorena Leonardo, proprietária da fazenda, tentava controlar o movimento no local, cheio de curiosos. "Isso atrapalha a investigação, tem muita gente aglomerada", disse ela, que foi avisada pelo noivo do incidente. "Quando cheguei, Luciano e Angélica já tinham saído, só tinha ficado o piloto, que havia machucado a cabeça", contou.

Em entrevista ao "Encontro", da rede Globo, o piloto Osmar Frattini relatou o acidente. "Acendeu no painel uma luz amarela escrito tempo de combustível, que indica uma obstrução de combustível para o motor. Dez segundos depois acendeu a do motor direto também", explicou, completando em seguida: "Eu não tinha mais muito tempo por causa da altura. Havia uma serra na frente, eu não tinha outra opção. Havia risco de explosão do outro motor e assim íamos cair como uma pedra no chão".

Depois, ao "Jornal Hoje", Frattini contou que teve como obstáculo na descida a presença de um rebanho, do qual teve de desviar. "A vaca passou pertinho de mim, subimos, novamente coloquei na altitude, depois [o avião] tocou o solo e deslizou".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos