Banderas diz que está feliz com visual e critica machismo de Hollywood

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

Aos 54 anos e na sua quarta visita ao Brasil, Antonio Banderas rejeita os rótulos de símbolo sexual ou latin lover, mas diz que anda satisfeito com a sua aparência. Em conversa com jornalistas no Rio de Janeiro, contou que já levou muitos foras das mulheres e criticou o machismo de Hollywood, que cobra delas beleza e juventude.

"Gosto do que vejo no espelho. Odiaria acordar de manhã e não me reconhecer mais, estar todo esticado. Nunca fiz nada e sou assim. Até saíram notícias de que eu viria para Brasil para fazer plásticas, mas é mentira", disse o espanhol, que aproveitou o assunto para criticar a indústria.

"É um meio muito machista e cruel principalmente para as mulheres. A vida útil de uma atriz chega ser de 15 anos, no máximo 20 anos, e isso é terrível. Eles estão sempre procurando carnes frescas. Eu ainda não senti nenhuma pressão porque envelheci, mas se isso acontecer estou preparado para aceitar", disse nesta terça-feira (2) em evento para divulgar uma nova fragrância de sua linha de perfumes, no Copacabana Palace. 

Ana Cora Lima/UOL
Antonio Banderas está no Rio de Janeiro

Com planos de ser estilista, Banderas está estudando design de moda. "Gosto do estilo de Armani, Versace e Tommy Hilfiger. Estou aprendendo e tenho muito caminho a percorrer", disse o ator, que releva uma preferência por sapatos. "Meu ponto fraco. Uso muito botas de estilo caubói. Detesto sandálias".

Conhecido mundialmente pela sensualidade, Banderas disse que já levou alguns foras e que encara as negativas das mulheres com naturalidade. "Recebi não de várias, e encaro isso como normal. Não me sinto assim com todo esse poder de sedução. Eu represento esse personagem que não sei de onde veio. Até me refiro em terceira pessoa às vezes. Quando estou nele, eu encaro isso com muito bom humor", disse.

O ator ainda apontou um desafio específico quando o assunto é sedução: manter a chama acesa dentro do casamento. "Tentar seduzir sua mulher não é fácil porque muda muito o relacionamento durante os anos. Tem que manter sempre a chama", confessou rindo.

Banderas não se sentiu ofendido com as perguntas sobre vida pessoal. Namorando há poucos meses a modelo Nicole Kimpel, 17 anos mais nova, o ator diz que não liga para diferenças de idade. "Eu não me importo com isso. Hoje estou namorando uma mulher 17 anos mais nova, mas já fui casado com uma que era três anos mais velha. O que importa é nos amarmos".

Ele contou ainda como é sua relação com Melanie Griffin, de quem se separou em 2014 depois de duas décadas de união. "Após 20 anos eu e Melanie chegamos a esse ponto [separação], apesar de nos admirarmos muito. Mantemos uma relação saudável. A nossa filha vai se formar e sei que vou encontrar a Melanie, e nós vamos sorrir um para o outro porque vamos nos amar para sempre."

Em visita profissional ao país, o bonitão confirmou que pretende voltar ao Brasil outras vezes, apenas para aproveitar. "Adoraria vir para cá sem estar trabalhando. Queria pegar um carro, colocar uma máscara e me perder. Já vi fotos de Fernando de Noronha, Fortaleza e Florianópolis e tenho certeza que vou amar. Ah! Quero passar um Carnaval na Bahia".

Viver sossegado no anonimato, inclusive, é uma das saudades do astro espanhol. "É difícil ir a algum lugar e ninguém me reconhecer. Dá saudade. Por exemplo, hoje mesmo fui tomar café da manhã e demorei muito porque todo mundo pedia para tirar foto. Eu adoro, mas tem momentos que queria só um tempinho para mim. Mas não é algo que eu reclame, nem que sinta o direito de reclamar".

Banderas lembrou das dificuldades que enfrentou no início da carreira e disse que, por isso, ele não lamenta, só agradece. "Eu comecei e não conhecia ninguém, não tinha dinheiro. Aos poucos fui construindo minha carreira e tenho até estrela na calçada da fama. É como se fosse um conto de fadas e acho que é por isso que as pessoas querem se parecer comigo. Principalmente os sonhadores, como eu."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos