Alamuddin: a advogada de prestígio que fisgou George Clooney

Amal Alamuddin casou-se neste fim de semana com um dos atores mais cobiçados de Holywood - George Clooney - em um dos eventos do showbiz mais esperados do ano.

O interessante, porém, é que mesmo em algumas revistas especializadas em fofocas sobre celebridades gastou-se quase tanto tempo falando da decoração e da extensa lista de convidados famosos da festa quanto do impressionante currículo da nova senhora Clooney.

Alamuddin, de 36 anos, é uma das mais bem-sucedidas advogadas de direitos humanos da Grã-Bretanha.

Especialista em direito internacional, direito penal e extradição, ela já defendeu nos tribunais do fundador do WikiLeaks, Julian Assange (que ainda é seu cliente), à ex-premiê ucraniana Yulia Tymoshenko.

De origem libanesa, Alamuddin vive na Grã-Bretanha há 30 anos e fala fluentemente árabe e francês, além de inglês.

Sua família deixou Beirute na década de 1980, durante a fase mais sangrenta da guerra civil libanesa.

Sua mãe, Baria Alamuddin, é editora do jornal árabe "Al-Hayat" e seu pai, Ramzi Alamuddin, professor aposentado da Universidade Americana de Beirute.

Alamuddin estudou na Universidade de Oxford e fez mestrado em direito na New York University, nos Estados Unidos, trabalhando por três anos para o escritório de advocacia Sullivan & Cromwell, em Nova York, após completar os estudos.

Em 2004, ela atuou na Corte Internacional de Justiça, das Nações Unidas (ONU), e em seguida, também trabalhou no Gabinete do Procurador do Tribunal Especial da ONU para o Líbano e no Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia.

Na Grã-Bretanha ela foi contratada pelo escritório Doughty Street Chambers, de Londres, que tem como foco o direito civil.

"É a mais atraente advogada de direitos humanos do planeta", definiu Clooney.

Ele e Alamuddin ficaram noivos em abril do ano passado e se casaram em uma cerimônia em Veneza, neste sábado (27).

O casamento também foi comemorado em Baakline, a cidade libanesa de família da noiva (no distrito de Chouf).

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos