George Clooney e Amal Alamuddin se casam no civil em Veneza

Do UOL, em São Paulo

O ator George Clooney e a advogada Amal Alamuddin estão oficialmente casados agora. De acordo com o site E! Online e a revista "People", os dois oficializaram a união em uma cerimônia civil ocorrida em Veneza nesta segunda-feira (29).

O casal chegou para a cerimônia, no Palácio Ca' Farsetti, sede da prefeitura da Veneza, às 13h25 (horário local), acenando para turistas e fãs. Um político local escoltou Clooney e Alamuddin para dentro do edifício, para assinar os papeis que tornam o casamento oficial pela lei italiana.

Os dois deixaram o local dez minutos depois, de mãos dadas e aos beijos, e foram embora em um barco, sendo acompanhados por policiais e paparazzi. "Os fãs ficaram loucos. As pessoas corriam ao longo das margens", disse uma testemunha em entrevista ao E!.

Após o fim da cerimônia, Clooney e Alamuddin embarcaram no táxi-barco "Amore" em direção ao aeroporto Marco-Polo, de onde voaram para Londres em um jato particular.

Segundo a "People", o ator disse a fãs que se sente "bem" como recém-casado e definiu a sua mulher como "incrível". Para a ocasião, ele vestiu um terno cinza, enquanto a advogada optou por um conjunto branco e um chapéu com uma faixa preta.

A cerimônia civil foi conduzida por Walter Ventroni, ex-prefeito de Roma e amigo de Clooney que também foi o responsável por celebrar a união do casal no último sábado. Alessandro Greco, que há anos serve como motorista de Clooney em Veneza, se juntou ao grupo para servir como testemunha da união.

Na cerimônia, os três principais artigos do código civil para confirmar o casamento foram lidos em italiano e traduzidos para o inglês. O casal pronunciou o sim em italiano.  

Na última quinta-feira, a prefeitura de Veneza ordenou o fechamento de uma passagem em frente ao Grand Canal, ponto turístico da cidade, para evitar tumultos por conta do casamento. A cidade ordenou que a passagem ficasse fechada por ao menos duas horas na segunda, citando como motivo "o casamento de George Clooney".

Quatro dias de comemorações

As festividades ligadas ao casamento de Clooney e Alamuddin começaram na última sexta-feira, quando o casal e seus amigos famosos, como Matt Damon e Cindy Crawford, chegaram em Veneza. À noite, os noivos deram um jantar para os convidados no badalado Hotel Cipriani.

No sábado, o ator e a advogada se casaram em uma festa no hotel Aman Canal Grande. De acordo com uma fonte próxima ao hotel, houve aplausos e assobios quando o ator, eufórico, tomou sua mulher em seus braços para beijá-la, e suas mãos tremeram quando cortou o bolo.

"O casamento foi mais do que perfeito. Tanto generoso quanto simples", comentou Ramzi Alamuddin, o pai de Amal. "Eles combinam muito bem".

No domingo, Clooney e Alamuddin fizeram a primeira aparição como recém-casados e almoçaram com amigos e parentes. À noite, eles deram um jantar para cem convidados no Belmond Hotel Cipriani. 

*Com informações das agências ANSA e AFP

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos