Estado de saúde de Wando ainda é grave, porém cantor não teve piora clínica

Rayder Bragon

Do UOL, em Nova Lima (MG)

O cantor Wando, de 66 anos, permanece internado no hospital Biocor em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o boletim médico divulgado na manhã desta terça-feira (31), o cantor ainda apresenta um quadro grave, porém, sem piora clínica. Wando não apresentou complicações durante a noite e continua sob efeitos de sedativos, respirando com o auxílio de aparelhos e recebendo suporte circulatório. Ele ainda não tem sem previsao de alta.

Em conversa com o UOL, o cardiologista Joel Teles, que está tratando de Wando, disse que "com certeza absoluta, nas próximas 72 horas, ele deve permanecer com a mesma estratégia de tratamento, uma vez que o quadro clínico está estável, mas ainda bastante grave". Teles disse que a equipe faz avaliações sobre o tipo de tratamento de hora em hora, e que ela acredita que em dentro dos próximos três dias seja possível diminuir ajuda que ele vem tendo dos equipamentos e aparelhos, além da medicação.

Wando deu entrada no hospital na última sexta-feira (27). No sábado (28), ele foi submetido a uma angioplastia coronariana para desobstrução de artérias do coração.

A mulher de Wando, Renata Costa Lana e Souza, chegou ao hospital por volta das 11h, sem os filhos do casal. A irmã mais nova de Wando, a cabeleireira Maria das Graças Reis, de 53 anos, disse que o cantor não comentava sobre qualquer doença com a família. "Ele é muito reservado em questões de saúde. Ele não fala de doença para não preocupar a família", disse ela ao UOL.

O cardiologista Eduardo Szuster, um dos médicos que cuidam do cantor Vanderley Alves dos Reis (nome completo de Wando), afirmou ao UOL nesta segunda-feira (30) que, apesar do quadro clínico grave do artista, a equipe médica confia na sua recuperação.

Wando começou a lidar com música aos 20 anos de idade, em Minas Gerais, onde nasceu. Ele formou uma banda na cidade de Congonhas e com ela tocou em bailes e festas da região. Mais tarde, passou a compor as próprias músicas, alcançando sucesso com “Nega de Obaluaê”, de sua autoria.

Seu início de carreira foi pontuado pela gravação de sambas compostos por ele próprio e outros de compositores desconhecidos. No entanto, do segundo disco em diante, fez uma opção clara pelo repertório romântico-brega, recheado de canções com conteúdo sensual e erótico. Um de seus maiores sucessos é “Fogo e Paixão”.

Seus discos têm títulos sugestivos como “Ui-Wando de Paixão”, “Vulgar” e “Comum É Não Morrer de Amor”, “Obsceno”, “Depois da Cama”, “Tenda dos Prazeres” e “Mulheres” – que lhe rendeu o título de cantor mais erótico do Brasil.

Os cenários de seus shows são, em geral, banheiras, camas e haréns. Wando também é conhecido por distribuir calcinhas perfumadas ao público feminino.

UOL Cursos Online

Todos os cursos