Sedentarismo, obesidade e histórico familiar contribuíram para quadro clínico de Wando, explica o médico

Rayder Bragon

Do UOL, em Nova Lima (MG)

O coordenador do CTI do hospital onde Wando está internado, Dr Heberth Miotto, explicou em entrevista ao UOL o que pode ter levado o cantor a sofrer um infarto no último sábado (28). "Temos ideia de vários fatores que contribuem para este quadro, como o uso do tabaco, pressão alta, sedentarismo além da hereditariedade. O Wando tem um histórico familiar muito forte. Ele é sedentário e obeso. Ele parou de fumar há muitos anos, mas fumou."

Miotto disse que Wando chegou ao hospital na última sexta-feira (27) queixando-se de fortes dores no peito. "Foi feito um cateterismo, que mostrou as várias obstruções das coronárias. Havia sido planejado uma intervenção cirúrgica só que, no quarto, o Wando teve fortes dores no peito e foi preciso fazer uma cirurgia de urgência,  a angioplastia."

De acordo com o boletim médico divulgado na manhã desta terça-feira (31), o cantor apresenta um quadro grave, porém sem piora clínica. Ele não apresentou complicações durante a noite e continua sob efeitos de sedativos, respirando com o auxílio de aparelhos e recebendo suporte circulatório. "O quadro do Wando acomete milhões de pessoas no mundo e chamado de aterosclerose coronariana. Quando essa doença atinge o coração, ela produz dor no peito, o que chamamos de angina. Aterosclerose é acúmulo de gordura na parede do vaso e, quando essa gordura se rompe ela forma um coágulo, o que causa o infarto.

Em conversa com o UOL, o cardiologista Joel Teles, que está tratando de Wando, disse que "com certeza absoluta, nas próximas 72 horas, ele deve permanecer com a mesma estratégia de tratamento, uma vez que o quadro clínico está estável, mas ainda bastante grave". Teles disse que a equipe faz avaliações sobre o tipo de tratamento de hora em hora, e que ela acredita que em dentro dos próximos três dias seja possível diminuir ajuda que ele vem tendo dos equipamentos e aparelhos, além da medicação.

Família
A irmã mais nova de Wando, a cabeleireira Maria das Graças Reis, de 53 anos, disse que o cantor não comentava sobre qualquer doença com a família. "Ele é muito reservado em questões de saúde. Ele não fala de doença para não preocupar a família", disse ela ao UOL.

"Nossa família está fazendo corrente de oração para o restabelecimento dele. Temos fé em Deus de que ele saia da CTI nesta semana", contou Maria das Graças. Segundo ela, os filhos do cantor, Gabrielle e Júnior, já chegaram do Rio de Janeiro a Belo Horizonte para visitar o pai.

A mulher do cantor, Renata Costa Lana e Souza, chegou ao hospital nesta terça-feira por volta das 11h, sem os filhos do casal.

Carreira
Wando começou a lidar com música aos 20 anos de idade, em Minas Gerais, onde nasceu. Ele formou uma banda na cidade de Congonhas e com ela tocou em bailes e festas da região. Mais tarde, passou a compor as próprias músicas, alcançando sucesso com “Nega de Obaluaê”, de sua autoria.

Wando exibe calcinhas jogagas por fãs em seus shows
Veja Álbum de fotos

Seu início de carreira foi pontuado pela gravação de sambas compostos por ele próprio e outros de compositores desconhecidos. No entanto, do segundo disco em diante, fez uma opção clara pelo repertório romântico-brega, recheado de canções com conteúdo sensual e erótico. Um de seus maiores sucessos é “Fogo e Paixão”.

Seus discos têm títulos sugestivos como “Ui-Wando de Paixão”, “Vulgar” e “Comum É Não Morrer de Amor”, “Obsceno”, “Depois da Cama”, “Tenda dos Prazeres” e “Mulheres” – que lhe rendeu o título de cantor mais erótico do Brasil.

Os cenários de seus shows são, em geral, banheiras, camas e haréns. Wando também é conhecido por distribuir calcinhas perfumadas ao público feminino.

UOL Cursos Online

Todos os cursos