Ao som de "Moça", Wando é enterrado em Belo Horizonte

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

O cantor Wando foi enterrado nesta quinta-feira (9), às 11h30, no cemitério Bosque da Esperança, em Belo Horizonte. A cerimônia foi acompanhada por familiares, imprensa e muitos fãs. Estima-se que seis mil pessoas participaram do velório e enterro do cantor.

Durante toda a manhã, os fãs puderam passar ao lado do caixão para prestar a última homenagem. A mulher de Wando ainda autorizou que algumas mulheres cantassem "Fogo e Paixão". Uma coroa de flores com o nome dos filhos também foi colocada sobre a cova.

No enterro, os familiares fizeram orações ao lado do corpo e depositaram rosas vermelhas e pétalas sobre o caixão, enquanto o público gritava o nome do artista e cantava "Moça".

Minha próxima missão é contar para minha filha [Maria Sabrina, de 5 anos] que o Wando não está mais com a gente.

Renata Costa, mulher do Wando, após o enterro do cantor

Renata Costa, mulher do Wando, conversou com os jornalistas logo após o enterro. "Minha próxima missão é contar para minha filha (Maria Sabrina, de 5 anos) que o Wando não está mais com a gente. Vai ser muito difícil, mas peço aos que realmente gostam dele que orem por nós. Ela o amava demais."

Wanderley Alves dos Reis Júnior, filho do cantor, também aceitou se pronunciar após a cerimônia. "O legado que ele deixou é o melhor possível. Como homem, como pai, como exemplo de família. O sentimento é de muita tristeza, mas foi a vontade de Deus. Ao mesmo tempo, o carinho dos fãs me deixa feliz. Não tem preço."

  • Nidin Sanches/UOL

    Irmã de Wando, Maria das Graças Dias Reis, desmaia durante velório

O fim do velório do artista também foi marcado por confusão. Após a cerimônia conduzida pelo padre, a irmã de Wando, Maria das Graças Dias Reis, sentiu-se mal, desmaiou e teve de ser carregada por um familiar para a parte externa do cemitério.

Em outro momento, a filha de Wando, Gabrielle Burcci, impediu que Agnaldo Timóteo prestasse homenagem ao cantor durante a cerimônia religiosa. "Tirem esse homem daqui. Ele falou mal do meu pai", disse ela.

"Gosta de um goró"

  • Agnaldo acredita que os filhos ficaram magoados com o que ele disse no programa de Sônia Abrão. "Ele [Wando] também gosta de um goró". Agnaldo disse que não ficou ressentido. "Esse é um momento que temos que respeitar a família."

Casamento em vista
De acordo com o padre Jefferson Moreira Lima, que celebrou a cerimônia, Wando planejava se casar com Renata Costa, com quem mantinha um relacionamento estável há seis anos, em setembro deste ano.

Os dois se conheciam há mais de 20 anos e chegaram a namorar quando ela era adolescente. Após o término, Renata casou-se com outro homem e, quando ficou viúva, reatou com o cantor. O pai dela ainda contou que Wando chegou a cantar no aniversário de 18 anos de Renata.

Circunstâncias da morte
De acordo com Heberth Miotto, coordenador da UTI do Biocor, Wando começou a apresentar queda de pressão por volta das 5h40 desta quarta. “Houve uma intervenção médica, sem sucesso, e às 6h40 foi confirmada a parada cardíaca”, explicou.

Em entrevista coletiva no início desta tade, o médico responsável por acompanhar a saúde do cantor reafirmou que Wando vinha apresentando uma melhora clínica muito boa durante a semana. “Mas houve uma piora cardiológica súbita. Apesar de todos os esforços, ele não respondeu às manobras de ressuscitação. Toda a equipe está muito triste e se solidarizando com a família”, afirmou.

Miotto acrescentou que, nesta semana, a equipe médica estava tentando tirar o aparelho respirador do cantor. “Na segunda-feira, ele ficou duas horas sem o respirador. Ontem foi um dia muito bom para ele, que chegou a se alimentar com duas colheres de iogurte. Foi repetido o eletrocardiograma, que demonstrou uma estabilidade. Estava tudo correndo muito bem”, disse, ressaltando no entanto que, por conta da gravidade da doença de Wando - que tem um grau de mortalidade de até 80% no mundo todo - "nunca seria possível  zerar" o risco de morte do cantor.

Wando estava internado desde o dia 27 de janeiro no Biocor Instituto, onde deu entrada após sofrer dores no peito. Em 28 de janeiro, ele foi submetido a uma angioplastia coronariana de emergência para desobstrução de artérias do coração.

No último dia 31, em conversa com jornalistas, a mulher do cantor afirmou que Wando não bebia nem fumava e mantinha os exames médicos em dia. “O Wando trabalha demais, não tem tempo para se exercitar, come errado e tem ainda o problema hereditário, porque o pai dele faleceu do coração”, afirmou a psicóloga Renata Costa Lana e Souza na ocasião.

Surpresa e homenagens
A notícia da morte de Wando também pegou de surpresa amigos e colegas do meio artístico que conviveram com o cantor. Jair Rodrigues, um dos responsáveis por fazer de Wando um cantor e compositor conhecido, contou por telefone ao UOL sobre a relação que tinha com o artista. "É muito triste acordar com essa notícia, mas quando chega a hora o homem lá em cima não falha", disse Jair. "Tempos atrás encontrei com ele e ele estava gordo, falei para ele cuidar da saúde", lembra.

Angela Maria, uma das primeiras cantoras a gravar uma composição de Wando, também se confessou surpresa. "Ninguém esperava que ele fizesse isso com a gente". Ela contou que conheceu Wando no início da carreira dele, "quando ele ainda usava black power". "Ele virou para mim e disse: 'Fiz uma música que é a sua cara'. Então gravei 'Vá, Mas Volte', grande sucesso". A artista afirmou que vai ser difícil alguém preencher a vaga de Wando. "Foi um grande artista para a música brasileira".

A rede social Twitter também foi usada por artistas e celebridades para manifestar solidariedade à família do cantor. ":(((( Meus sentimentos à família e amigos. Descanse em paz, Wando. :(", escreveu a cantora Mariana Belém. O ator José de Abreu lembrou do maior hit de Wando com a hashtag #meuiaiaimeuioio e acrescentou: "RIP Wando. O homem que elevou a calcinha a símbolo nacional."

Biografia
Antes de ser músico, o mineiro Wanderley Alves dos Reis foi entregador de leite, vendedor de jornal e feirante. Quando foi morar na cidade de Congonhas do Campo, em Minas Gerais, entrou para uma banda chamada Escaravalhos.

Já vivendo de música e compondo, Wando mudou-se para São Paulo, onde teve a chance de conhecer o músico Jair Rodrigues. Em 1971, Rodrigues gravou a composição de Wando "O Importante É Ser Fevereiro". "Trinta dias depois eu era sucesso nacional como compositor. Dois meses depois, eu era sucesso em todo o Carnaval. Foi uma música muito tocada no Carnaval. Além disso, eu recebi um monte de dinheiro. A primeira coisa que eu fiz foi comprar um Opala vermelho, e ainda não tinha carteira, hein", contou o cantor em um depoimento para seu site oficial.

O início da carreira foi pontuado pela gravação de sambas compostos por ele próprio e outros de compositores desconhecidos. No entanto, do segundo disco em diante, Wando fez uma opção clara pelo repertório romântico-brega, recheado de canções com conteúdo sensual e erótico. Um de seus maiores sucessos é “Fogo e Paixão”.

Seus discos têm títulos sugestivos como “Ui-Wando de Paixão”, “Vulgar” e “Comum É Não Morrer de Amor”, “Obsceno”, “Depois da Cama”, “Tenda dos Prazeres” e “Mulheres” – que lhe rendeu o título de cantor mais erótico do Brasil.

Os cenários de seus shows são, em geral, banheiras, camas e haréns. Wando também era conhecido por distribuir calcinhas perfumadas ao público feminino nas apresentações.

UOL Cursos Online

Todos os cursos