Príncipe Harry apresenta, em português, o cantor Diogo Nogueira em show no Complexo do Alemão

Maria Martha Bruno

Do UOL, no Rio

  • André Durão/UOL

    Príncipe Harry abraça o cantor Diogo Nogueira no Complexo do Alemão após inauguração da Educap (10/3/12)

    Príncipe Harry abraça o cantor Diogo Nogueira no Complexo do Alemão após inauguração da Educap (10/3/12)

Após uma manhã dedicada aos esportes, com direito a corrida e partidas de rúgbi e vôlei de praia, o príncipe Harry finalizou sua visita na tarde deste sábado (9) ao Complexo do Alemão, favela na zona norte do Rio de Janeiro, pacificada em novembro de 2010. Harry subiu ao palco com o cantor Diogo Nogueira e arriscou falar em português ao apresentar o músico para o público: "Oi alemão. Tudo bem? Diogo com vocês".

Descontraído, Diogo Nogueira pediu para que o príncipe da Inglaterra tentasse sambar, mas, tímido, Harry negou cair na dança. O show foi realizado no campo dos sargentos e não estava cheio. O públicou ocupou cerca de 1/3 do local para assistir a atração. 

No twitter, o apresentador Luciano Huck disse que entrevista o príncipe Harry contou que as meninas brasileiras podem ter chance com ele. Huck, acompanhado de seu filho Joaquim, foi ao Complexo do Alemão para entrevistar Harry.

A visita

O príncipe Harry chegou ao Complexo do Alemão por volta das 14h20, depois de subir de teleférico até a Estação Palmeiras de trem, acompanhado do secretário nacional de segurança pública, José Mariano Beltrame, e do secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, Hans Dohmann. Ainda dentro da estação, ele foi recebido por um coral de crianças da comunidade, onde parou para conversar com algumas delas.

Após assistir ao coral, Harry participou de uma feira sobre saúde e foi jogar críquete em uma quadra ao lado. Uma multidão de crianças subriu a grade da quadra para conseguir ver o príncipe, preocupando a organização do evento. Após a partida, Harry foi até a grade que cerca a quadra para cumprimentar e conversar com os garotos.

O apresentador Luciano Huck, acompanhado de seu filho mais velho, Joaquim, foi até à comunidade para fazer uma entrevista com Harry.

Um forte esquema de segurança foi montado na região. Homens do exército, da Polícia Federal e da força de pacificação estão juntos no local. Um cordão de isolamento foi feito pela força de pacificação, deixando para traz muitos moradores que tentam tirar foto do filho caçula da princesa Diana. Na parte de baixo da favela, homens do exército controlam a entrada de veículos nas ruas de acesso.

Todo o passeio será registrado por Renê Silva, jovem morador do Morro do Adeus, e sua equipe. "O consulado entrou em contato com a gente dizendo que era importante que a Voz da Comunidade estivesse representada nesse evento, e eles perguntaram se a gente tinha interesse em participar da cobertura", afirmou. Silva ficou conhecido por twittar, em tempo real, a ocupação militar. No mesmo dia, Harry segue para São Paulo, onde permanece até domingo.

Na noite de sexta-feira (9), Harry participou de seu primeiro compromisso oficial no país, a festa de lançamento da campanha Great, que promove o Reino Unido no exterior. No tapete vermelho, Harry posou para fotos mas não falou com a imprensa. Ao lado da esposa e dos dois filhos, o prefeito do Rio Eduardo Paes brincou com o fato de Harry ter sido visto bebendo cerveja na tarde desta sexta. "Esse príncipe sabe tudo. Agora ele tem que voltar no carnaval. Ter trocado o chá das cinco por uma cerveja em Ipanema já mostra o quanto ele é carioca. Senti firmeza nesse príncipe".

Na mesma noite, durante um show no Rio, o músico inglês Morrissey pediu aos brasileiros para boicotarem o príncipe Harry: "Ele veio pegar seu dinheiro. Por favor, não o dêem para ele".

UOL Cursos Online

Todos os cursos