Aplausos, discursos e flores marcam o enterro de Dona Canô

Luiz Francisco

Do UOL, em Santo Amaro (BA)

  • BA Press

    26.dez.2012 - Dona Canô é enterrada sob aplausos em Santo Amaro (BA)

    26.dez.2012 - Dona Canô é enterrada sob aplausos em Santo Amaro (BA)

Ao som de músicas religiosas, muitos aplausos, discursos de populares e flores, o corpo de Dona Canô Velloso foi enterrado no final da manhã desta quarta-feira (26) no cemitério de Santo Amaro (a 71 km de Salvador). Durante toda a noite de terça-feira e madrugada, a matriarca da família Velloso foi velada publicamente no Memorial Caetano Veloso. Cerca de 5.000 pessoas passaram pelo local, de acordo com informações da Polícia Militar. Quando o corpo chegou ao memorial, os sinos da igreja de Nossa Senhora da Purificação ecoaram por quase cinco minutos.

Dona Canô Veloso morreu na manhã de terça-feira de Natal, em sua casa, aos 105 anos, ao lado de todos os filhos, com exceção de Caetano, que estava em Salvador. O cantor e compositor retornou para sua cidade natal somente no final da tarde, pouco tempo antes de o corpo de dona Canô deixar a casa. Caetano e a empresária Paula Lavigne, sua ex-mulher, entraram por um portão localizado nos fundos da residência, onde não havia jornalistas e curiosos.

Devido ao agravamento do seu estado de saúde, a família trocou a ceia de Natal por orações. "Por mais que nos últimos meses os seus problemas de saúde tenham se intensificado, nós nunca estamos preparados para o pior, para o inevitável. Mas minha mãe deixou uma lição linda, ela foi exemplar em todos os sentidos", disse o filho Rodrigo Velloso.

Antes do enterro, houve uma missa de corpo presente na igreja de Nossa Senhora da Purificação. Pouco antes da celebração, o monsenhor Walter Andrade disse que Dona Canô sempre teve personalidade. "Ela nunca viveu à sombra dos filhos (Caetano Veloso e Maria Bethânia) famosos", falou. Em sua homilia, o padre afirmou que ela fez da simplicidade sua principal característica. "Dona Canô tratou a todos da mesma forma e sempre colocou os interesses de Santo Amaro à frente de tudo."

Movimentação intensa no velório
O movimento no Memorial Caetano Veloso foi intenso durante toda a noite de terça-feira e madrugada. Nas primeiras três horas de velório público, para evitar tumultos, seguranças particulares e a PM controlaram o fluxo de visitantes. "Quem conviveu com dona Canô todos os dias, como nós de Santo Amaro, sabe que ela sempre esteve à frente de tudo, desde a organização de festas religiosas até a realização de obras públicas", afirmou o comerciante Antonio Silveira.

FAMOSOS HOMENAGEIAM DONA CANÔ NAS REDES SOCIAIS

A assessoria de Caetano Veloso, filho de Dona Canô, disse no Twitter que agradece a solidariedade no momento da morte de sua mãe e pede que os fãs enviem palavras de conforto na página do cantor no Facebook 

Antes de ser levado para o memorial, o corpo de Dona Canô foi velado em sua casa, no centro de Santo Amaro. Apenas familiares, amigos mais íntimos e autoridades participaram da cerimônia. O governador Jaques Wagner esteve na residência na tarde desta terça-feira e anunciou a disposição de fazer uma homenagem. "Vou esperar passar uns dias para conversar com os familiares", disse Wagner, que decretou três dias de luto oficial.

Com Caetano Veloso e Maria Bethânia segurando as alças do caixão, o corpo de Dona Canô foi colocado em um carro funerário às 18h10 (19h10 de Brasília), sob aplausos. Os dois artistas não participaram do translado até o memorial e somente chegaram ao local no final da noite. Durante o percurso, os poucos comerciantes que estavam trabalhando no feriado fecharam seus  estabelecimentos.

No último dia 21, depois de seis dias internada no Hospital São Rafael, Dona Canô recebeu alta e retornou para Santo Amaro. Ela deu entrada no hospital algumas após sofrer um ataque isquêmico cerebral que, de acordo com os médicos que a atenderam, provoca a redução do fluxo sanguíneo nas artérias do cérebro. Ao deixar a unidade hospitalar, a matriarca dos Velloso fez uma exigência: queria usar um vestido novo e branco.

Matriarca
Canô Velloso criou oito filhos. Há pouco mais de um ano, perdeu a filha adotiva Eunice. No começo deste mês, ela assistiu ao mais novo espetáculo de Maria Bethânia, "Cartas de Amor", realizado no TCA (Teatro Castro Alves), em Salvador. Em consequência da morte da mãe, Bethânia adiou os dois shows do mesmo espetáculo que faria em Porto Alegre, no início do ano que vem. De acordo com a assessoria da cantora, as novas apresentações ainda não têm data definida, mas deverão acontecer no primeiro semestre de 2013.

Os problemas de saúde de Dona Canô  se agravaram depois que ela completou 105 anos, em setembro deste ano. Na primeira semana de novembro, ela permaneceu quatro dias internada no São Rafael para se tratar de uma gripe. Antes de retornar ao hospital este mês, ela reclamou de dores na coluna e falta de ar. Nascida no dia 16 de setembro de 1907, em Santo Amaro, Claudionor Vianna Telles Velloso, seu nome de batismo, sempre conviveu com o poder, independente de partidos e ideologias. "Ela não queria saber quem estava no poder, ela queria é realizar obras em Santo Amaro", disse a filha Mabel Velloso.

O ex-senador Antonio Carlos Magalhães (1927/2007) sempre visitava dona Canô em sua casa. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também esteve em sua casa, em Santo Amaro. Muito religiosa, afirmou em uma de suas últimas entrevistas disse que era muito feliz porque acompanhou o crescimento dos filhos e netos e conheceu os bisnetos. Além dos moradores de Santo Amaro, que lotaram o cemitério para se despedir de dona Canô, muitas autoridades, músicos e representantes religiosos acompanharam o enterro.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos