Após agressão, Nigella cita comportamento de marido em divórcio

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

     Um paparazzi flagrou Nigella Lawson sendo agredida pelo marido, o milionário e colecionador de arte Charles Saatch

    Um paparazzi flagrou Nigella Lawson sendo agredida pelo marido, o milionário e colecionador de arte Charles Saatch

Em seus papeis de divórcio, Nigella Lawson citou o comportamento do marido, o colecionador de obra de arte Charles Saatchi, como o motivo da separação. O casamento de ambos chegou ao fim após o empresário ter sido flagrado tentando sufocar a chef de cozinha em um restaurante em junho. As informações são do site Daily Mail.

Nem os dois nem seus respectivos advogados compareceram nesta quarta-feira (31) à Alta Corte de Londres, onde a juíza Anne Aitken emitiu um decreto provisório, o que sinaliza a aprovação pelo tribunal do pedido de divórcio. O casal terá agora de esperar seis semanas antes que possa receber um decreto absoluto, que encerra formalmente o casamento de 10 anos.

Nos documentos entregues à Corte, Nigella citou o "comportamento insensato" do ex-marido, que fez o casamento ficar "irremediavelmente danificado". Em um documento preenchido antes da audiência começar, ela respondeu "sim" à questão "o comportamento apontado do réu apontado na petição é contínuo?"

As duas partes chegaram a um acordo financeiro, que não foi detalhado. Estima-se que o casal tenha que dividir cerca de US$ 228 mil. Eles também têm uma casa em Chelsea, na Inglaterra avaliada em US$ 18 milhões.

Saatchi pode ter dispensado seus advogados para lidar diretamente com a advogada Fiona Shackleton na tentativa de manter sua fortuna de obra de arte intacta.

Segundo o "Daily Mail", acredita-se que Nigella e Saatchi teriam assinado um acordo pré-nupcial em 2003. Os dois também teriam um acordo para não divulgar ao público os termos do divórcio.

Charles Saatchi foi repreendido pela polícia por ter agredido publicamente sua mulher, a culinarista de TV, em um incidente que foi fotografado e alimentou um debate sobre a violência doméstica na Inglaterra.

Nas fotos, Saatchi, de 70 anos, apareceu segurando o pescoço de Nigella, de 53 anos, durante um jantar no terraço de um restaurante londrino.

Nigella, apelidada de "deusa doméstica" após o sucesso de um de seus livros de culinária, casou com Saatchi em 2003, depois que seu primeiro marido, o jornalista John Diamond, morreu de câncer na garganta. Ela tem dois filhos adolescentes do primeiro casamento.

Casamento abalado
O casamento de Nigella e Saatchi já estaria abalado há três anos, quando a chef comemorou seu 50º aniversário. Ela havia dito ao marido que deixaria a carreira quando chegasse a essa marca, mas, com o sucesso de suas empreitadas na televisão, ela continuou trabalhando mais do que nunca.

"Quanto mais ela trabalhava, mais irado Charles ficava. Ele achava que Nigella tinha que dar mais apoio a ele e a carreira dele. Ele tem muitos jantares e precisa de uma esposa que esteja com ele", contou uma fonte, acrescentando que o colecionador de arte se incomodava quando as pessoas pediam autógrafos para a mulher.

Saatchi já teria inclusive depreciado a chef na frente do ex-primeiro ministro britânico Tony Blair, dizendo que não comeria nada feito por ela após um elogio feito por Blair.

Já Nigella relutava em deixar a vida profissional por ter encontrado conforto nela. "Ela é uma pessoa muito insegura e encontrou conforto em cozinhar e apresentar o programa da televisão. Por isso que ela era relutante em desistir da carreira", disse o amigo do casal.

*Com informações da Reuters

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos