Nigella Lawson diz em testemunho que ex-marido ameaçou "destruí-la"

Do UOL, em São Paulo

A chef e apresentadora de televisão Nigella Lawson testemunhou nesta quarta-feira (4) no julgamento da ação que move contra duas ex-assistentes, acusadas de fraude por gastar mais de um milhão de dólares com cartões de crédito de Nigella e de seu ex-marido, Charles Saatchi. Ela admitiu ter feito uso de drogas em algumas ocasiões e criticou o ex. As informações são dos jornais britânico "Daily Mail" e "The Telegraph".

Durante sua fala, Nigella acusou Saatchi, colecionador de arte milionário, de tentar "destruí-la" com as acusações de que a chef fez uso de cocaína durante parte do período em que foi casada com ele. O assunto veio à tona porque os advogados das duas ex-assistentes, as irmãs Elisabetta e Francesca Grillo, alegam que havia um entendimento de que as irmãs poderiam gastar o que quisessem desde que mantivessem segredo sobre o uso de drogas de Nigella. Em um email escrito por Saatchi e lido em uma audiência preliminar do julgamento, ele reforçou as acusações e se referiu à ex como uma drogada.

Nigella chegou à Corte de Isleworth Crown, em Londres, vestida de preto e escoltada por sete policias. Ela disse estar feliz em poder rebater as acusações que recebeu, definindo-as como falsas. "Senti que isso deixaria de ser um caso de fraude e que eu seria julgada. Fui colocada em julgamento e estou feliz em responder às acusações e à imprensa. Isso vem após um longo verão de bullying e abuso. Acho que é um novo capítulo disso", afirmou.

  • Leon Neal/AFP

    29.nov.2013 - Charles Saatchi, ex-marido de Nigella Lawson, deixa a corte Isleworth Crown após depor em caso de fraude de ex-assistentes

A chef declarou que estava relutante em testemunhar por conta do ex-marido, que a agrediu publicamente em um restaurante no mês de junho. "Ele disse que se eu não voltasse para ele e limpasse seu nome, ele ira me destruir", contou. O casal pôs um fim ao relacionamento de dez anos semanas após a agressão, que foi flagrada por um fotógrafo.

De acordo com Nigella, Saatchi tem espalhado acusações sobre seu suposto uso de drogas: "Ele começou a espalhar boatos sobre uso de drogas, particularmente após o incidente horrível no Scott's [restaurante onde ela foi agredida]". Ela disse tomou conhecimento de que que tais alegações chegaram a ser publicadas em um blog, quer era dedicado a "salvar a reputação de Saatchi" e destruir a dela.  

Recordando-se da agressão, a apresentadora revelou que ambos discutiram após ela ter manifestado o desejo de ter netos, ao ver uma criança passar.  De acordo com ela, Saatchi disse "eu sou a única pessoa com quem você deveria se preocupar. Sou a única pessoa que deveria te dar prazer".

O comportamento do ex-marido também foi citado por Nigella no tribunal. "Acho que ninguém tem dúvidas de que ele têm um temperamento forte", disse ela, que confirmou ter dito a Elisabetta que Saatchi gritou com ela e a xingou. "Não entrei em muitos detalhes. Posso ter dito que não sabia por quanto tempo eu aguentaria isso".

Nigella contou que não fala com Saatchi desde agosto, quando trocou o número de telefone e seu endereço de email. Ela revelou que recebeu "muitas ameaças" do ex-marido e o acusou de estar tentando "arruiná-la de qualquer forma".

A chef chegou a interromper a fala do advogado de defesa em certo momento, quando ele se referiu à separação como "lamentável". "Eu não diria que foi lamentável", corrigiu, recebendo um aviso do juiz para parar de falar.

O mesmo advogado tentou mostrar a Nigella fotos da agressão, mas foi impedido pelo juiz, que teria dito que ele "não tem o direito" de expor esse assunto e ordenou que ele seguisse com as perguntas.

Consumo de drogas

Na sessão do tribunal, Nigella admitiu que já fez uso de cocaína e maconha, mas negou que seja viciada ou que consuma com frequência as duas substâncias. Ela contou que usou cocaína em seis ocasiões, sendo a maioria delas durante o período em que seu primeiro marido, John Diamond, lutava contra o câncer. Diamond usava a droga como "escape" e a apresentadora o acompanhava. A última vez em que ela consumiu cocaína foi em julho de 2010, quando uma amiga ofereceu a ela. "Eu estava passando por uma fase muito difícil. Me sentia subjugada por um terrorismo íntimo por parte do Sr. Saatchi", afirmou.

"A ideia de que sou uma viciada ou usuária habitual de cocaína é absolutamente ridícula. Eu não tinha um problema com drogas, eu tinha um problema com a vida", acrescentou a chef. Ela também revelou ter consumido maconha "relativamente recentemente", mas ressaltou que já parou de usar a droga. Questionada pelo advogado de defesa se consumiu a droga na frente de seus filhos, ela respondeu afirmativamente: "Sim, temo que sim".

Nigella afirmou que, desde sua separação, não consumia mais drogas. "Posso dizer que desde que me libertei de um homem brilhante e brutal, estou livre de maconha e outras drogas", declarou, em seguida fazendo uma crítica à insistência da defesa em explorar sua vida pessoal: "Como testemunha, não tenho direitos. Isso é uma caça às bruxas".

Questionada pelo advogado da defesa se teve uma criação "boêmia e liberal", Nigella citou seu pai, Nigel Lawson, jornalista e político do Partido Conservador. "Temo que meu pai possa discordar disso".

A chef e apresentadora deve depor novamente nesta quinta-feira.

Relacionamento com ex-assistente
Em relação à postura das duas ex-assistentes, a chef destacou sua confiança em Elisabetta, a quem se referiu no julgamento como Lisa. "É muito difícil quando você descobre que alguém que você amou e confiou pode se comportar dessa forma. No meu coração, não acho que Lisa seja uma má pessoa. Acho que ela não deve ter princípios morais muito fortes".

"Fiquei atônita ao extremo", disse Nigella sobre a fraude. "Lisa era leal e me ajudou em um período muito difícil, quando meu primeiro marido [John Diamond] morreu. Eu amava Lisa. Meus filhos amavam Lisa. Ela era uma pedra. Eu teria feito qualquer coisa por ela".

A apresentadora contou que, em uma ocasião, chegou a dar sete mil libras para Lisa corrigir um problema nos dentes, por conta da "incrível confiança" que tinha nela. Nigella ainda lembrou que chegou a pagar três meses de salário para Lisa na época em que a assistente deixou o emprego. "Não queria que ela sentisse que deveria ficar comigo".

Após meses longe de Nigella, Elisabetta voltou a trabalhar com a chef, mas apresentou um comportamento mais "amargo", segundo ela: "Ela não se esforçava nem um pouco. Na maior parte do tempo, ela ficava no Facebook. Não acho que a amargura dela era dirigida a mim pessoalmente. Acho que era dirigida à própria vida dela".

Dizendo que a ex-assistente "partiu o coração" de sua família com a fraude, Nigella ainda afirmou que acredita que a soma usada por Lisa e a irmã seja "ainda maior". "Eu tinha muito, muito cuidado em não dizer que algo não era autorizado, para o caso de haver alguma dúvida". 

Testemunho de Charles Saatchi
Dias após divulgar um e-mail em que ele se referia à ex-mulher como uma drogada, Charles Saatchi disse perante o juiz em testemunho na última sexta-feira que a chefe de cozinha e apresentadora britânica nunca usou substâncias ilícitas.

Quando perguntado se ele acreditava nas alegações das ex-assistentes, que afirmam terem realizado compras com o aval da patroa sob o efeito de cocaína, maconha e remédios tarja preta, o publicitário respondeu: "Nem por um segundo. Nunca, nunca vi qualquer evidência de Nigella tomar qualquer medicamento que seja proibido".

Ele ainda afirmou que "absolutamente adora" a ex e lamentou que o e-mail pessoal tenha sido usado na corte para "assombrá-los".

Agressão e divórcio
Em junho, Saatchi foi flagrado tentando sufocar Nigella em um restaurante de Londres. Segundo o tabloide The Mirror, a agressão aconteceu durante uma discussão do casal. O tabloide, os funcionários do restaurante, e transeuntes que passavam pelo local ficaram chocados ao ver o multimilionário levar a apresentadora às lágrimas. Ninguém interveio, embora o incidente parecesse brutal.

  • Reprodução/The Mirror

    Paparazzi flagrou Nigella Lawson sendo agredida pelo ex-marido

Nos papeis de divórcio, Nigella citou o comportamento do ex-marido como o motivo da separação. Ela disse que o "comportamento insensato" do ex-marido fez o casamento ficar "irremediavelmente danificado". Em um documento preenchido antes da audiência começar, ela respondeu "sim" à questão "o comportamento apontado do réu apontado na petição é contínuo?"

O casamento de Nigella e Saatchi já estaria abalado há três anos, quando a chef comemorou seu 50º aniversário. Ela havia dito ao marido que deixaria a carreira quando chegasse a essa marca, mas, com o sucesso de suas empreitadas na televisão, ela continuou trabalhando mais do que nunca.

"Quanto mais ela trabalhava, mais irado Charles ficava. Ele achava que Nigella tinha que dar mais apoio a ele e a carreira dele. Ele tem muitos jantares e precisa de uma esposa que esteja com ele", contou uma fonte ao "Daily Mail", acrescentando que o colecionador de arte se incomodava quando as pessoas pediam autógrafos para a mulher.

Saatchi já teria inclusive depreciado a chef na frente do ex-primeiro ministro britânico Tony Blair, dizendo que não comeria nada feito por ela após um elogio feito por Blair.

Já Nigella relutava em deixar a vida profissional por ter encontrado conforto nela. "Ela é uma pessoa muito insegura e encontrou conforto em cozinhar e apresentar o programa da televisão. Por isso que ela era relutante em desistir da carreira", disse o amigo do casal.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos