Ex-assistentes de Nigella são inocentadas em julgamento por fraude
Do UOL, em São Paulo
As irmãs Elisabetta e Francesca Grillo foram inocentadas nesta sexta-feira (20) das acusações de terem cometido fraude contra Nigella Lawson e seu ex-marido, Charles Saatchi. As duas ex-assistentes do casal eram acusadas de ter gastado mais de um milhão de dólares com cartões de crédito da chef e do colecionador de arte. As informações são dos jornais "The Guardian" e "The Mirror".
No julgamento, que durou três semanas, Nigella foi obrigada a admitir que já fez uso de cocaína e maconha. Ela também falou publicamente sobre o temperamento agressivo de seu ex-marido, de quem se separou semanas após a divulgação de fotos em que ele aparecia agredindo-a em um restaurante de Londres.
Nigella admite uso de drogas
O júri do caso, composto por cinco mulheres e sete homens, pronunciou a decisão na corte de Isleworth, após deliberar por quase nove horas. A defesa das duas alegou que a acusação de fraude foi "efeito colateral" do divórcio de Nigella e Saatchi e que a chef deixava as duas gastarem o que quisessem, desde que mantivessem segredo sobre o uso que fazia de drogas.
Elisabetta chegou a passar mal após ser abordada por fotógrafos ao chegar para ouvir o veredito do caso. Ela teve um ataque de pânico e pôde esperar em outra sala, acompanhada da irmã, enquanto o júri deliberava e dava sua decisão. Na quinta-feira, a assistente já havia tido um ataque de pânico na corte e parou de respirar. Ela foi então levada a um hospital.
Anthony Metzer, advogado de Elisabetta, manifestou-se ao deixar o tribunal. "Eu estou incrivelmente emocionado e feliz pelas duas. Gostaria também de agradecer ao júri pela atenção deles".
Após a decisão, Nigella enviou um comunicado dizendo que estava "desapontada, mas não surpresa".
"Nas três semanas de julgamento, o júri foi confrontado com um espetáculo ridículo de falsas alegações sobre o uso de drogas, o que tornou impossível o foco no verdadeiro julgamento criminal", falou.
A polícia britânica disse depois do fim do julgamento que não vai investigar as alegações de que a cozinheira usou cocaína, mas que pode revisar a decisão caso novas evidências apareçam.
Drogas e Saatchi
Nigella acabou confessando que usou cocaína e maconha em seu testemunho no julgamento, mas negou que seja uma usuária habitual das drogas. "Não me orgulho do fato de ter usado drogas, mas isso não me faz uma viciada ou uma usuária habitual. Eu prefiro ser honesta, me envergonhar e explicar o uso. Eu garanto a você que usuários de cocaína não são assim. Eles são esqueléticos e pouco saudáveis. Se você acha que vou sabotar minha saúde e deixar meus filhos órfãos, você está muito errada", declarou.
Durante sua fala, Nigella acusou Saatchi de tentar "destruí-la" com as acusações de que a chef fez uso de cocaína durante parte do período em que foi casada com ele. "Ele disse que se eu não voltasse para ele e limpasse seu nome, ele iria me destruir", afirmou, acusando-o de ter espalhado boatos sobre ela: "Ele começou a espalhar boatos sobre uso de drogas, particularmente após o incidente horrível no Scott's [restaurante onde ela foi agredida]".
-
Fotógrafo flagra Nigella sendo agredida pelo então marido, o milionário Charles Saatchi, em, um restaurante de Londres