Ator de "Star Trek" é diagnosticado com séria doença pulmonar

Do UOL, em São Paulo

Leonard Nimoy, que viveu o Sr. Spock em "Star Trek", foi diagnosticado com uma doença pulmonar obstrutiva. Segundo o site da revista "People", o ator de 82 anos está com DPOC - Doença pulmonar obstrutiva crônica, que é um termo geral usado para descrever doenças pulmonares crônicas como enfisema, bronquite crônica e asma não-reversível, e ligada ao tabagismo.

"Eu estou indo bem, apenas não posso caminhar longas distâncias. Eu amo a minha vida, minha família, meus amigos e meus seguidores. Vida longa e próspera", disse o ator, em uma mensagem na rede social. "Eu deixei de fumar há trinta anos. Não o tempo suficiente. Eu tenho DPOC. Vovô diz, pare agora", disse em outra mensagem, se despedindo com as letras "LLAP", iniciais em inglês da frase "vida longa e próspera", que identificava seu personagem de orelhas pontudas na série de ficção científica dos anos 60.

O ator ainda dá uma lição de moral em seus seguidores. "Fumantes, entendam por favor. Se você parar de fumar depois de ser diagnosticado com lesões no pulmão, será tarde demais. Vovô diz, aprenda com minhas lições".

Carreira

Leonard Simon Nimoy nasceu em Boston no dia 26 de março de 1931. Além de ator, ele também é poeta, pintor e fotógrafo. Seu papel mais conhecido, sem dúvida, é como o Sr. Spock, de "Star Trek", mas Nimoy também na clássica série "Missão: Impossível" entre 1969 e 1971.

Seu último trabalho foi novamente dando vida ao Sr. Spock em "Além da escuridão: Star Trek", de 2013. Este é o segundo filme da franquia sob direção de J.J. Abrams desde a retomada com "Star Trek" em 2009, em que o ator também está no elenco.

* Com informações das agências internacionais

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos