Apple nega brecha do iCloud depois de divulgação de fotos de famosas

Do UOL, em São Paulo

Depois do vazamento de fotos de celebridades nuas, a Apple se pronunciou nesta terça-feira (2), confirmando que seus sistemas sofreram ataques de hackers, mas negando que o cibercrime tenha ocorrido por brecha na segurança do iCloud.

"Quando soubemos do roubo, nós imediatamente mobilizamos os engenheiros da Apple para descobrir a fonte", disse a empresa de tecnologia em comunicado aos veículos de comunicação. "A privacidade e a segurança dos nossos clientes são de absoluta importância para nós".

No último domingo, fotos roubadas das contas pessoais das atrizes Jennifer Lawrence, Kate Upton, Kirsten Dusnt e das cantoras Selena Gomez, Ariana Grande e outras 100 celebridades foram postadas online.

Após a postagem das imagens, a Apple disse que "descobriu que algumas contas de famosos haviam sido comprometidas". Segundo a empresa, os perfis foram violados depois de buscas em nomes , senhas e perguntas de segurança em um golpe que seria comum hoje dia. Como alerta, a empresa pediu que os usuários do sistema de armazenamento iCloud usem senhas difíceis de serem descobertas.

Segundo o site Buzzfeed, as imagens das famosas vieram do 4chan, uma espécie de fórum de compartilhamento de imagens. Um hacker teria se gabado de ter conseguido as fotos devido a uma falha no iCloud. Dois usuários do fórum alegaram ter vídeos íntimos de Jennifer Lawrence - e um deles chegou a pedir dinheiro para liberá-lo.

Em 2012, Christopher Chaney foi condenado a dez anos de prisão por ter invadido contas online de atrizes como Scarlett Johansson e Mila Kunis e divulgado fotos íntimas das vítimas.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos